SP amplia capacidade para escoamento de açúcar e grãos

Novo terminal intermodal foi inaugurado nesta segunda, 22, em Itirapina, região de Rio Claro

seg, 22/10/2012 - 13h45 | Do Portal do Governo

A inauguração do novo terminal intermodal para escoamento de açúcar e grãos, nesta segunda, 22, representa um salto na capacidade de transporte ferroviário do Estado de São Paulo. Localizado em Itirapina, na região de Rio Claro, o empreendimento da Rumo Logística, empresa do Grupo Cosan, recebeu investimento de R$ 100 milhões.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Geograficamente, o terminal intermodal fica próximo de todas as linhas férreas, o que pode facilitar a sua transformação em porto seco. O secretário da Fazenda, Andrea Calabi, disse que com a inauguração do terminal o Estado fica economicamente melhor equipado e os custos de produção, transporte e logística melhor apoiados.

“É um grande avanço do ponto de vista logístico e de transporte que vai economizar combustível e reduzir a poluição ambiental. Isso aumenta a eficiência da iniciativa privada melhorando o empreendedorismo no Estado de São Paulo”, destacou. O governador Geraldo Alckmin ressaltou que o terminal dará competitividade em um momento difícil pelo qual o setor sucroalcooleiro está passando.

“São Paulo é o maior produtor brasileiro de açúcar e álcool. Nós temos ajudado o setor com a redução do ICMS de álcool. No carro flex fuel (movido a bicombustível) o álcool é mais barato, é uma energia limpa e verde”, ressaltou o governador na inauguração, ocorrida nesta manhã. A primeira etapa do terminal vai abrigar um armazém com capacidade para 110 mil toneladas. Quando todas as etapas forem concluídas, em 2015, serão mais três armazéns com capacidade de 110 mil toneladas cada um.

Do Portal do Governo do Estado