SP alerta grávidas sobre cuidados especiais durante a gestação

Dieta balanceada é um dos elementos mais importantes para assegurar a saúde da mãe do bebê

ter, 15/07/2014 - 16h56 | Do Portal do Governo

Se preocupar com o peso e com os alimentos ingeridos durante a gestação são pontos importantes que evitam complicações no parto e favorecem o crescimento saudável do bebê. O alerta é do “Meu Pratinho Saudável”, parceria do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP com a LatinMed Editora em Saúde.

“As mulheres que entram na gestação no peso ideal e ganham entre 11 e 15 kg têm menos problemas do que as que ganham mais ou menos que isso”, alerta a diretora-executiva do programa e médica Elisabete Almeida.

Para a especialista, a prioridade deve ser o ganho adequado de peso para o completo desenvolvimento do bebê. “Se a mãe estiver abaixo do peso quando ficar grávida, um aumento de 12 kg a 18 kg é indicado. Se estiver acima do peso, esse aumento deve ser de 7 kg a 12 kg”, observa.

Algumas dicas para manter uma alimentação saudável nesse período é dar preferência a desnatados, evitar alimentos ricos em gorduras e consultar um médico para esclarecer dúvidas sobre a prática de exercícios físicos.

Do Portal do Governo do Estado