SP abre laboratórios de informática em período integral

Quatro mil monitores irão ajudar os alunos

qui, 08/05/2008 - 12h19 | Do Portal do Governo

Atualizado às 15h52

O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira, 8, um inovador projeto para manter abertos os laboratórios de informática das escolas estaduais em tempo integral. Trata-se do Acessa Escola. Com o programa, estudantes da rede estadual poderão utilizar as salas, com auxílio de monitores treinados.

As secretarias estaduais da Educação e de Gestão Pública (via Fundap) abrem inscrições na segunda-feira, 12, para contratar quatro mil estagiários, que serão monitores dos laboratórios. Eles irão receber R$ 340 mensais pelo trabalho.

Até o fim da implantação serão selecionados 12.242 estagiários (as 8.242 vagas restantes serão abertas posteriormente). Para se inscrever, o candidato deverá comparecer à secretaria da escola que estuda.

Só poderão concorrer a estes estágios alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio das escolas estaduais. A seleção será por intermédio de prova objetiva, avaliando raciocínio lógico e familiaridade com informática. Será dada preferência para contratação de alunos da própria escola.

No caso de escolas que não tenham candidatos, alunos da escola mais próxima serão chamados, seguindo ordem de classificação.

Capacitação

O Acessa Escola irá proporcionar capacitação aos adolescentes, com treinamento sobre informática. A carga horária de trabalho será de 4 horas diárias, pela manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) ou noite (16h às 20h).

O contrato de estágio será de até 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. O tempo mínimo de contrato será de seis meses.

Todos os estagiários serão supervisionados por assistentes técnico pedagógicos das Diretorias de Ensino.

“O acesso a computadores e à internet permite a exploração de um espaço virtual inesgotável de pesquisa, uma melhora para a aprendizagem. Os laboratórios ficarão abertos, à disposição dos estudantes”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

O projeto, que utilizará a experiência de sucesso do programa Acessa São Paulo, está dividido em três fases, e irá atingir todas as escolas de Ensino Médio do Estado.

As 4.000 vagas abertas a partir de segunda-feira serão para as duas fases iniciais, em 1.000 escolas. Estes alunos começarão a trabalhar a partir de agosto. Posteriormente serão abertas mais vagas.

Computadores

O governo do Estado mantém atualmente uma rede de 70 mil computadores distribuídos nas 5.500 escolas (97% das escolas estaduais possuem laboratórios de informática).

“As escolas terão espécies de ‘lan houses’, mas, claro, com controle. Com os estagiários-monitores, será possível estudar via internet, verificar pesquisas, enfim, agregar valor ao ensinado em sala de aula”, diz a secretária Maria Helena.

Cronograma

Inscrições: 12 a 21 de maio

Prova: 22 de junho

Publicação da lista geral dos classificados/credenciados: 3 de julho

Convocação para a capacitação do módulo I: 15 de julho

Três fases

O Acessa Escola irá atingir as escolas estaduais de Ensino Médio em três fases: 500 até fim de 2008 (todas na capital), 1.000 até março de 2009 (capital, cidades da Grande São Paulo, Campinas e Campo Limpo Paulista), 3.000 até final de 2009 (outras cidades da Grande São Paulo e interior) e 3.527 até março de 2010 (todo o Estado), com 12.242 alunos como monitores.

Da Secretaria da Educação