SP abre inscrições para concurso de literatura

Quem quiser participar tem até o dia 25 de julho para fazer as inscrições

qui, 19/06/2008 - 10h10 | Do Portal do Governo

Já começou, em São Paulo, a movimentação em torno do Prêmio São Paulo de Literatura, lançado dia 13 pela Secretaria da Cultura. O evento, destinado a escritores e editores, tem prêmios tentadores. Dois escritores selecionados receberão, cada um, R$ 200.000,00. Quem quiser participar e abocanhar a quantia pelos trabalhos Melhor Livro do Ano de 2007 e Melhor Livro – Autor Estreante do Ano de 2007, além de certificado, tem até o dia 25 de julho para fazer as inscrições.

O concurso é dirigido a autores de romances, no gênero ficção, que a primeira edição tenha sido publicada no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2007, originalmente escrito em língua portuguesa, em modelo impresso. Há, ainda, outras condições: os livros deverão ter autoria única. Não serão aceitas co-autorias ou que façam parte de compêndio ou compilações. No caso do prêmio Autor Estreante do Ano 2007, não ter outro livro de ficção publicado. Também não serão aceitas obras em que o conteúdo (parcial ou completo) tenha sido publicado nas formas impressa e/ou virtual. A cada escritor ou editor é permitido concorrer com apenas um romance, sendo a inscrição feita pelo próprio autor ou por sua editora. Menores de 18 anos podem participar desde que assistidos por seu responsável – pai, mãe ou representante legal.

O concurso terá curadoria formada por cinco membros, quatro escolhidos pela Câmara Setorial de Literatura da Secretaria da Cultura. O quinto será um representante da Secretaria de Estado, indicado pelo secretário da Cultura. Participarão do júri professores universitários, escritores, livreiros, críticos literários e profissionais da área literária.

Inscrições podem ser feitas no site www.cultura.sp.gov.br, link Editais e Concursos. A entrega dos documentos exigidos pelo edital deverá ser feita na Secretaria da Cultura, na Rua Mauá, 51, 2º andar, sala 239, Bairro da Luz, aos cuidados da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural. Fique atento à divulgação dos resultados no dia 23 de novembro.

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)