SP abre concorrência para renovar frota de trens metropolitanos

Licitação vai escolher empresa que fornecerá novos veículos para a Linha 8-Diamante

qui, 28/05/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou na quarta-feira, 27, o edital da licitação internacional para renovar a frota da Linha 8-Diamante, que liga as estações Júlio Prestes e Itapevi. Os interessados em participar da disputa devem enviar propostas até 31 de julho, e o contrato deve ser firmado em setembro.

Segundo o acordo, o investimento exigido ao vencedor da licitação será de R$ 900 milhões. Pelo contrato de manutenção dos trens, receberá cerca de R$ 200 milhões anualmente.

A parceria público-privada prevê a entrega de 12 trens reformados e 24 novas composições, de oito vagões cada. Ao mesmo tempo, a empresa que assumir o negócio será responsável pela manutenção de 36 trens por 20 anos.

Uma das vantagens da parceria com a iniciativa privada é a diminuição dos prazos para entrega dos trens: a partir do 13º mês após a assinatura do contrato (ou seja, por volta de outubro de 2010), a CPTM começará a receber os veículos reformados e modernizados, um por mês. Em dois anos, todas as unidades estarão entregues.

Já os trens novos deverão chegar a partir do 22º mês após a assinatura do acordo. Serão entregues quatro carros por mês, e todo o processo de renovação da frota ocorrerá sem prejuízo para a circulação de trens da Linha 8-Diamante.

Tanto os novos trens como os modernizados terão características parecidas de conforto, segurança e desempenho: nova disposição do interior dos vagões, 50% da composição dotada de motores de tração, ar-condicionado, monitoramento por câmeras, painéis eletrônicos de comunicação e itens de acessibilidade.

Esse investimento do Governo de São Paulo permitirá que os intervalos entre os trens na Linha 8 sejam reduzido de oito para cinco minutos nos horários de pico, o que contribui para diminuir o tempo de viagem dos usuários.