SP abre cinco pontos de drive-thru no domingo para vacinação contra Covid-19 na capital

Governo de SP anunciou mais um dia para serviços montados pela Prefeitura de São Paulo, visando agilizar a vacinação

sáb, 27/02/2021 - 18h32 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria anunciou o funcionamento neste domingo (28) dos cinco drive-thru de vacinação contra COVID-19 instalados na capital, viabilizando um dia extra do serviço em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

“Bruno Covas e eu decidimos, hoje pela manhã, e já compartilhamos com as nossas equipes na Prefeitura e no Estado. Amanhã, que não estava previsto, estará operando a vacinação de drive-thru. O drive-thru tem se mostrado a melhor opção para a vacinação dos idosos”, destacou o Governador João Doria.

Doria fez o anúncio durante visita ao drive-thru instalado na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu.

O serviço funcionará amanhã das 8h às 19h, assim como no Anhembi, Autódromo de Interlados e Igreja Boas Novas (Vila Prudente). Na Neo Quimica Arena, do Corinthians, a imunização ocorrerá das 8h às 17h também neste domingo.

O foco é vacinar exclusivamente os idosos com idade entre 80 e 84 anos, grupo que teve o início da vacinação em SP antecipado para hoje, três dias antes da data inicialmente indicada (1º de março, próxima segunda-feira).

Neste sábado (27), a Prefeitura de São Paulo adotou o horário estendido também nos drive-thru no Anhembi, Autódromo de Interlagos, e Igreja Boas Novas, na Vila Prudente, além de ofertar o serviço na Neo Química Arena até 17h de hoje.

Durante a semana, 474 mil doses da vacina da AstraZeneca/Instituto Serum foram distribuídas pelo Governo de SP para todas as regiões, visando à vacinação do público na faixa etária de 80 a 84 anos.

Fases da campanha em SP

A primeira fase da campanha de vacinação contra a COVID-19 começou com profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas. Este último grupo foi inserido no Plano Estadual de Imunização (PEI) de São Paulo, mas não estava contemplado no PNI (Programa Nacional de Imunizações).

O PEI também definiu o início da segunda fase para 8 de fevereiro, contemplando idosos a partir de 90 anos e também a faixa etária de 85 a 89 anos. A partir deste sábado (27) foi iniciada a vacinação dos idosos entre 80 e 84 anos.

Ontem (26), o Governador também anunciou o próximo grupo da campanha: idosos de 77 a 79 anos, que poderão receber a primeira dose a partir de 3 de março. A inclusão de novos grupos populacionais é embasada no PNI.

Vacina Já

O pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) economiza em 90% no tempo de atendimento para imunização, que passa a ocorrer de 1 a 3 minutos. Os cidadãos que não conseguirem preencher antes de comparecer ao serviço podem também informar seus dados presencialmente. Neste caso, o tempo estimado é de dez minutos.