SP abre 7,5 mil postos de vacinação amanhã, “Dia D” contra a gripe

Vacinação ocorrerá também em escolas, supermercados e shoppings

sex, 29/04/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, realiza neste sábado, 30, o “Dia D” da campanha de vacinação contra gripe. A partir das 8h, 7,5 mil postos de vacinação estarão abertos em todo o Estado. Na capital, 671 unidades estarão disponíveis para a população, das quais 171 são postos volantes, criados exclusivamente para o “Dia D”.

Na estação Clínicas do metrô, profissionais do hospital estadual Emílio Ribas darão plantão para imunizar os idosos, gestantes e crianças a partir dos seis meses e menores de dois anos de idade. Também haverá vacinação em escolas, supermercados e shoppings, entre outros locais.

A Secretaria pretende imunizar 5,5 milhões de paulistas contra a gripe nesta campanha. O número corresponde à meta de 80% dos 6,8 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo da imunização no Estado. Além de idosos, gestantes e crianças pequenas, também devem ser imunizados os indígenas e profissionais da área da saúde.

Um balanço preliminar da Secretaria com base nos dados informados pelos municípios paulistas aponta que o Estado de São Paulo conseguiu vacinar 733,4 mil paulistas nos três primeiros dias da campanha, iniciada no último dia 25. Nos três dias iniciais da campanha foram vacinados 533 mil idosos com 60 anos ou mais, 110,8 mil crianças a partir dos seis meses e menores de dois anos de idade, 49,8 mil gestantes, 37,3 mil trabalhadores da saúde e 1,3 mil indígenas.

As doses da campanha sazonal também irão imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009. Pela primeira vez, parte das doses de vacina contra a gripe foram produzidas integralmente no país, pelo Instituto Butantan, órgão da pasta.

“A vacina contra a gripe é muito importante para proteger as pessoas, especialmente as mais suscetíveis a infecções, de complicações respiratórias. Por isso esperamos que os paulistas aproveitem o sábado para comparecer aos postos de saúde”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

Da Secretaria da Saúde