SP abre 5,5 mil vagas para avaliação cardíaca gratuita

Ação faz parte de estudo internacional com voluntários entre 35 e 70 anos de idade

sex, 04/01/2008 - 10h26 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde abre nesta sexta-feira, 4, inscrições para um estudo internacional que vai acompanhar os hábitos e modos de vida de 10 mil pessoas no Estado, com o objetivo de determinar os principais fatores de doenças cardiovasculares, derrames e câncer. Na capital e Grande São Paulo são necessários mais 5,5 mil voluntários até o final deste ano.

Chamado de P.U.R.E. (Prospective Urban and Rural Epidemiological Study), a pesquisa irá monitorar, até 2015, pessoas sadias entre 35 e 70 anos de idade. Em São Paulo serão acompanhados 7.000 moradores da área urbana e outros 3.000 da zona rural, que passarão por exames periódicos e avaliação médica. Um dos objetivos é comparar os resultados obtidos nas duas populações.

O trabalho começou com os moradores da Vila Mariana, na zona sul da capital, e nos municípios de Angatuba e Campina do Monte Alegre, na região de Sorocaba. Agora a Secretaria decidiu estender o estudo a todos os bairros da cidade de São Paulo e região metropolitana. Cerca de 3,2 mil pessoas no Estado já estão sendo monitoradas, com a realização de entrevistas e exames periódicos, além do preenchimento de um questionário específico sobre os hábitos de vida de cada pessoa.

O objetivo do estudo é avaliar os participantes, mas caso seja detectado algum problema de saúde, os pesquisadores do Dante irão orientar o paciente a procurar atendimento médico. Todos os voluntários receberão um cartão contendo dados como peso, altura, pulso e circunferência abdominal, além de uma cópia do exame de eletrocardiograma. As reavaliações serão realizadas a cada três anos.

Para participar o interessado deve preencher um breve cadastro no site www.dantepazzanese.org.br/pure ou enviar e-mail para estudopure@yahoo.com.br. É fundamental que o voluntário tenha intenção de permanecer no mesmo domicílio por pelo menos os próximos quatro anos. Informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5085-6352.

“Esse estudo científico será fundamental para auxiliar, no futuro, a controlar e evitar as doenças do coração e o câncer. Por isso é muito importante a colaboração da população paulista”, afirma o diretor do Dante Pazzanese, Leopoldo Piegas.

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia fica na avenida Doutor Dante Pazzanese, 500, na capital.

Da Secretaria da Saúde