SP a um passo do coração artificial em humanos

Protótipo do Dante Pazzanese é o primeiro coração artificial bi-ventricular do país

qui, 20/12/2007 - 11h07 | Do Portal do Governo

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, da Secretaria de Estado da Saúde, está a um passo de começar a testar em humanos o primeiro coração artificial auxiliar implantável com dois ventrículos do país. Os testes hoje em dia são realizados com bezerros. A técnica beneficiará  pacientes com quadro de fadiga total do coração enquanto aguardam a realização de um transplante.

Na etapa atual, a equipe se prepara para realizar os últimos experimentos em bezerro. Quando três animais tiverem sobrevivido pelo menos 30 dias, os ensaios poderão ser realizados em humanos.

Desenvolvido em parceria com a Fundação Adib Jatene, o coração artificial auxiliar (CAA) dará sustentação de vida aos pacientes com o coração extremamente debilitado e que precisam de um transplante até que surja um doador compatível.

Este coração artificial é diferente dos outros existentes no mundo. Ele não substitui o coração natural, mas trabalha junto com ele. O órgão mecânico oferece reforço ao natural, que permanece no paciente.

As vantagens deste aparelho em relação ao que substitui o coração natural são várias. A cirurgia é mais simples, a recuperação é mais fácil e é possível manter o controle da freqüência cardíaca e da pressão arterial mais facilmente, já que o coração do paciente continua funcionando.

O projeto está em desenvolvimento há dez anos. Em 1999 os experimentos começaram em carneiros e em 2002 passaram a ser testados em bezerros. Os bovinos possuem características hemodinâmicas semelhantes aos humanos. De lá para cá, já foram 21 ensaios.

Com os experimentos, as técnicas cirúrgicas e o acompanhamento pré e pós-operatório foram sendo aperfeiçoadas. No começo, a cirurgia durava seis horas; hoje a duração média é de três horas.

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia fica na avenida Dante Pazzanese, 500 _ Ibirapuera.

Da Secretaria da Saúde