Sorteadas 109 moradias populares em Amparo e Tuiuti

Geraldo Alckmin sorteou um total de 270 unidades habitacionais nesta quarta-feira

qua, 27/12/2000 - 18h24 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin sorteou um total de 270 unidades habitacionais nesta quarta-feira

O vice-governador Geraldo Alckmin realizou o sorteio de um total 270 moradias nesta quarta-feira, dia 27, nas regiões de São João da Boa Vista e Bragança Paulista, beneficiando os municípios de Caconde, Lindóia, Amparo e Tuiuti. Nesta última cidade, onde foram sorteadas 26 casas, Alckmin disse que o sonho de toda família é a casa própria e que o Governo paulista possibilita até às pessoas que ganham apenas um salário mínimo realizar esse sonho. “O grande esforço do Governo do Estado é para zerar o déficit habitacional”, enfatizou. Também lembrou que as prestações das moradias sorteadas são muito inferiores ao valor médio dos aluguéis na cidade que é de R$ 150.
De acordo com o prefeito Amarildo Antônio de Lima (PSD), essas são as primeiras casas populares da história do município, que tem cerca de cinco mil habitantes. Também disse que o governador Mário Covas autorizou a construção de outras 24 moradias. “Só falta viabilizar o terreno por parte da Prefeitura”, observou, adiantando que tomará as providências já no início do ano.
As moradias sorteadas foram construídas pelo Programa Empreitada Global da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), onde os empreendimentos são erguidos por meio de concorrência pública e em parceria com as prefeituras, que doam o terreno e executam a infra-estrutura. Por este programa foram entregues, de janeiro de 1995 até agora, 71.658 moradias e mais 16.822 estão em execução. Segundo Luiz Antônio Pacheco, presidente da CDHU, a meta do Governo é entregar 250 mil moradias até o final de 2002. “Isso representa uma vez e meia a mais do que entregou as seis últimas administrações”, afirmou. Desde 1995, já foram entregues cerca de 140 mil unidades habitacionais pela Gestão Covas.
O Programa Habitacional do Governo do Estado reserva 5% das moradias para famílias com portadores de deficiência e 5% para pessoas com no mínimo 60 anos. Antônio Leite de Lima, de 72 anos, foi um dos beneficiados pelo Programa do Idoso, em Tuiuti. Ele mora de favor com a mulher na casa da filha e do genro, com quem ele não se dá muito bem. “Vou me mudar só com a minha mulher. Agora começa uma vida nova para mim”, comemorou.
Em Amparo, Alckmin sorteou 83 moradias populares no distrito de Arcadas. As unidades também serão construídas pelo Programa Empreitada Global. Segundo o secretário da Habitação, Francisco Prado, esse sorteio é limpo e honesto e o que vale é a mão de Deus. A primeira sorteada foi a aposentada Josefina Batista Franco, de 73 anos. Ela disse que ganha um salário mínimo e que mora com a filha. Agora vai realizar o sonho de morar em sua própria casa.
Os sorteados para adquirir as moradias do Governo do Estado têm de comprovar renda mensal entre um e dez salários mínimos (para os idosos a exigência é de até cinco salários mínimos), ter família constituída, morar ou trabalhar no município há pelo menos três anos e não possuir outro imóvel no Estado de São Paulo nem financiamento habitacional no País. Outra novidade, adotada desde 1995, primeiro ano da Gestão Covas, é a assinatura do contrato ter o nome da mulher em primeiro lugar. Em caso de morte do marido, a casa já está no nome da esposa, evitando transtornos burocráticos. Também na possibilidade de eventual separação é a mulher que, na grande maioria das vezes, permanece em casa cuidando dos filhos. Os sorteios foram instituídos pelo Governo Covas para acabar com as freqüentes denúncias de favorecimento político na entrega das moradias em administrações anteriores.
Alckmin também sorteou nesta quarta-feira, 65 moradias em Caconde e 96 em Lindóia.