Sorocaba tem estrada rural recuperada com material reciclado

Material recuperado é proveniente da construção civil

sex, 18/12/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O município de Sorocaba foi beneficiado pela recuperação de uma estrada rural de terra com material reciclado proveniente da construção civil. A obra foi executada pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), empresa ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. A Estrada Yabiku recebeu investimentos de quase R$ 516 mil.

A entrega técnica foi realizada nesta sexta-feira, 18, pelo presidente da Codasp, Edinho Araújo, com a presença do prefeito Vitor Lippi e de lideranças do município.

Há mais de 12 anos, a Codasp desenvolve o programa Melhor Caminho, de recuperação de estradas rurais. A utilização de material reciclado começou este ano e já foi feita em trechos nos municípios de Piracicaba, Descalvado e Porto Ferreira.

De um total de dez quilômetros de serviços executados na Estrada Yabiku, três quilômetros receberam o material cedido pela Prefeitura Municipal de Sorocaba. No trecho restante, sete quilômetros, foi usado revestimento tradicional, a brita.

O presidente da Codasp destaca que o objetivo do programa Melhor Caminho é facilitar o escoamento da produção agrícola e o trânsito dos moradores, preservando os recursos naturais, prevenindo e controlando processos erosivos decorrentes do escoamento das águas pluviais.

Até o final do ano, o programa deverá recuperar mais mil quilômetros de estradas rurais de terra em 183 municípios do Estado de São Paulo, com investimento do governo estadual de R$ 91,4 milhões. Em três anos, serão 3.500 quilômetros de trechos recuperados em cerca de 550 municípios. 

Da Codasp