Sorocaba recebe fórum de prevenção ao tráfico de pessoas

Objetivo é sensibilizar e conscientizar profissionais do turismo para a problemática do tráfico de pessoas

sex, 27/04/2007 - 21h09 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Escritório Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos, inicia nos dias 2 e 3 de maio, uma série de fóruns regionais que percorrerá o interior do Estado com o intuito de sensibilizar e conscientizar profissionais do turismo para a problemática do tráfico de pessoas em São Paulo.

O primeiro encontro será em Sorocaba (100 km a oeste da capital). O evento reunirá pessoas que atuam na cadeia produtiva do turismo, isto é, setores de hotelaria, bares, restaurantes e similares, agências e operadoras de turismo, além de taxistas, guias de turismo, empresas de eventos, guarda municipal, policiamento turístico, alunos da área, lideranças comunitárias, dentre outros.

O público presente participará de curso de multiplicadores (no primeiro dia), ministrado por especialistas da Secretaria da Justiça, a cerca dos seguintes temas: cenário do tráfico internacional; tráfico de mulheres no Brasil; tráfico de crianças; atendimento das vítimas; ações e avanços dos parceiros sobre o tema e a abordagem de como a rede de turismo local pode proteger as vítimas e impedir que esta prática criminosa difunda-se na região.

O Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas também entrará na pauta de discussão para os participantes do fórum (segundo dia). Além de Sorocaba, outras nove regionais (principais cidades) do Estado participarão das oficinas regionais, contemplando cerca de 100 municípios. São elas: São José dos Campos, Caraguatatuba, Registro, Bauru, Marília, Araraquara, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Barretos. São José dos Campos é a próxima cidade a receber as atividades.

Tráfico de seres humanos

O tráfico de pessoas é a terceira atividade mais rentável entre as praticadas pelo crime organizado. Estima-se que entre 7 e 12 bilhões de dólares sejam movimentados anualmente e, cerca de um a quatro milhões de pessoas sejam traficadas no mundo por ano.

Além do tráfico internacional de pessoas, têm-se observado que uma outra modalidade deste crime está sendo praticada dentro do território nacional e estadual: o tráfico interno, no qual as pessoas são aliciadas numa determinada cidade do interior, e trazidas para a capital, ou muitas vezes para cidades de outros Estados.

As cidades mais visadas pelos aliciadores no que tange ao tráfico interno de pessoas, são aquelas que estão localizadas próximas às rodovias estaduais e federais, o que facilita o deslocamento e a abordagem das vítimas, ou ainda aquelas situadas em regiões com fortes vocações turísticas.

Serviço:

Data: 2 e 3 de maio

Horário: no dia 2, às 16 horas e no dia 3, às 18h30

Endereço: Universidade Paulista de Sorocaba – Unip. Avenida Independência, 412 – Jardim Éden – Sorocaba.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(R.A.)