Sorocaba realiza formatura de 30 internos nesta sexta-feira

Adolescentes concluíram cursos profissionalizantes de Informática, garçom e auxiliar de escritório

ter, 04/12/2007 - 16h58 | Do Portal do Governo

As duas unidades construídas com base no novo modelo de atendimento da Fundação CASA em Sorocaba vão fazer na próxima sexta-feira, 7, a partir das 14h, a formatura de 30 adolescentes que terminaram cursos profissionalizantes. O evento vai acontecer no campus Seminário da Universidade de Sorocaba (Uniso), que organizou os cursos para os internos.

A comemoração reunirá as quarta e quinta turmas do curso de Introdução à Informática, além da primeira turma dos cursos de garçom e auxiliar de escritório. A iniciativa é resultado da parceria da Fundação CASA com a Uniso.

Os adolescentes das duas unidades, que compõem o Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Dom Luciano Mendes de Almeida, participaram das oficinas profissionalizantes uma vez por semana, durante três meses, nos laboratórios da universidade.

Os três cursos têm a mesma carga horária de 48 horas. A primeira turma se formou em março passado, quando os resultados positivos já podiam ser observados.

A cerimônia terá como atração uma peça teatral apresentada por um grupo de alunos de graduação de Artes Cênicas da Uniso. Na seqüência, os formandos receberão seus respectivos diplomas de conclusão de curso. Além dos formandos e de outros internos, estarão presentes familiares, funcionários da unidade e membros da reitoria da Uniso.

Gestão Compartilhada

Inaugurado em novembro, o CASA Dom Luciano é administrado em gestão compartilhada pela Fundação CASA e Pastoral do Menor de Sorocaba. O modelo resultou numa série de projetos.

“A parceria com organizações não-governamentais e entidades tem como objetivo reunir a experiência dos nossos funcionários com o apoio da sociedade civil”, afirma a presidente da Fundação CASA, Berenice Giannella. “A Uniso firmou essa parceria, pois sabe da importância na formação dessas pessoas e reconhece seu papel de responsabilidade social”.

Modelo Pedagógico Contextualizado

Formado por duas unidades com capacidade para atender a 56 jovens cada uma, o CASA de Sorocaba adotou uma pedagogia diferenciada para atender os adolescentes. A proposta é baseada num modelo colombiano, a Pedagogia Contextualizada (ou Modelo Pedagógico Contextualizado).

O modelo prevê fases de adaptação em que os adolescentes são levados a refletir sobre os atos praticados. Conforme vão avançando nas fases, os jovens obtêm benefícios, como a possibilidade de praticar atividades externas.

Os cursos ministrados pela Uniso aos adolescentes de Sorocaba fazem parte destas atividades previstas pela Pedagogia Contextualizada.

Da Fundação CASA