Sorocaba ganha segunda delegacia com plantão 24 horas

José Serra inaugura novo serviço do 8º Distrito Policial da cidade e anuncia outros investimentos

sex, 16/03/2007 - 18h41 | Do Portal do Governo

O governador José Serra inaugurou, na tarde desta sexta-feira, 16, em um novo anexo do 8º Distrito Policial, o serviço de plantão 24 horas. É o segundo na cidade que já contava com o plantão no 3º DP. “Essa delegacia participativa é um exemplo: trabalha 24 horas, tem atendimento social, equipe integrada da Polícia Civil e Militar. É uma coisa que está indo muito bem”, declarou Serra.

Sorocaba conta com 11 distritos policiais e 4 delegacias especializadas: delegacia de investigações gerais, delegacia de defesa da mulher, delegacia de investigações sobre entorpecentes e delegacia da infância e da juventude. Com o novo plantão, a intenção é continuar reduzindo os índices de criminalidade da região. “Essa tendência de queda vem sendo registrada principalmente nos homicídios. E nós vamos continuar investindo”, afirmou o governador.

O anexo onde funcionará o plantão 24 horas do 8º DP está instalado em imóvel com 747 m2 de área construída e dispõe de recepção, gabinete do delegado titular, sala do delegado assistente, cartório, chefia de investigação, além de salas de comunicação e flagrante. Seu plantão policial contará com 24 policiais, entre delegados, escrivães, investigadores e carcereiros. O distrito, que já contava com quatro viaturas, recebeu o reforço de outras duas.

Crime organizado

O governador aproveitou a solenidade para fazer um balanço da atuação do governo na área de segurança pública. “São Paulo realizou bons avanços nos índices de criminalidade desde o final da década de 90 e o que temos de fazer agora é prosseguir, intensificando ações para melhorar as condições de segurança do nosso povo”, declarou Serra.

Segundo o governador,a melhor resposta ao crime organizado é o que São Paulo tem feito: aumentar o trabalho de inteligência para desbaratar as quadrilhas organizadas. “Avançamos muito. O que não significa que este tipo de crime tenha acabado. Está vivo, mas estamos dando a ele um combate sem tréguas”, disse.

Para o governador, as Polícias Civil e Militar são instrumento da democracia no sentido de garantir a lei, a ordem e a segurança das pessoas. “A população deseja uma polícia dura, firme, mas respeitosa das leis e dos direitos das pessoas. Contamos com ambas as polícias, assim como contamos com os municípios e com as pessoas da sociedade para realizar esse trabalho cooperativo que envolve também o Ministério Público, o Poder Judiciário e as diferentes esferas do poder”, completou.

Serra destacou, ainda, que São Paulo é o Estado que mais investiu no sistema penitenciário, com pouca cooperação federal. “Estamos gastando R$ 1,5 bilhão nessa área. É um sacrifício imenso para toda a sociedade de São Paulo”.

Outros investimentos

O governador anunciou ainda, para a região de Sorocaba, a entrega de 10 aparelhos de hemodiálise para o Hospital Regional do Município, além de prometer um novo socorro às Santas Casas. Serra anunciou também que o governo gostaria de instalar um posto do Poupatempo na cidade de Sorocaba. “Se a prefeitura conseguir um local, o Poupatempo facilitará muito a vida das pessoas de Sorocaba e da região”.