Sorocaba cede imóvel para Poupatempo

Unidade terá capacidade para realizar 65 mil atendimentos mensais

qua, 04/06/2008 - 20h56 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo publicou, no dia 2 de junho, o Decreto nº 53.049, que autoriza a Fazenda Estadual a receber do Município de Sorocaba, imóvel destinado a Secretaria de Estado de Gestão Pública para a implantação do Poupatempo Sorocaba.

Oficializada a transferência do imóvel, deverão ser iniciados os estudos que comporão o edital da primeira licitação, a da construção do edifício, de acordo com a área do imóvel a ser utilizada.

Vencida esta etapa, será iniciado o estudo preliminar de engenharia e arquitetura e, na seqüência, baseado neste estudo, será desenvolvido todo o projeto executivo de arquitetura e engenharia. Após, acontece o levantamento econômico-financeiro do projeto, que definirá o valor de referência para a implantação deste Posto.

Todas essas informações vão compor o edital para a segunda licitação pública, a que escolherá a empresa que fará a implantação e a operação do Poupatempo Sorocaba.

“Há mais de 10 anos o Poupatempo é referência em atendimento de qualidade ao cidadão e o governo do Estado está expandindo o Programa para o Interior. Além de Sorocaba, mais 13 municípios terão um Posto Poupatempo”, diz Sidney Beraldo, Secretário de Estado de Gestão Pública.

O imóvel cedido pelo Município de Sorocaba à Secretaria de Gestão Pública tem área total de 3.542m². O Poupatempo Sorocaba deverá ocupar uma área de cerca de 2.000 m², e terá capacidade para realizar 65 mil atendimentos mensais.

O Posto deverá contar com serviços dos seguintes órgãos: Acessa São Paulo, Banco Nossa Caixa, Correios, Detran, e-poupatempo, Instituto de Identificação, Prefeitura Municipal, Secretaria do Emprego e Secretaria da Fazenda.

Modelo de implantação

O Poupatempo Sorocaba será viabilizado nos mesmos moldes do Posto Bauru, inaugurado em 2006. Ficarão a cargo da empresa contratada pela licitação pública todas as intervenções e obras para a implantação do Posto, bem como sua gestão. Assim, a empresa terá sob sua responsabilidade a prestação de serviços de atendimento, recepção, orientação e informação, que serão realizados por equipe contratada pela mesma e por funcionários públicos, que realizarão funções específicas dos servidores públicos, como a de papiloscopista.

A prestação de serviços continuará sendo responsabilidade dos Órgãos Públicos, como acontece hoje, e à Prodesp/Poupatempo caberá a gestão da qualidade a fim de manter o Padrão Poupatempo de atendimento.

Plano de Expansão do Programa Poupatempo

Em outubro de 2007 o Governo do Estado de São Paulo anunciou o Plano de Expansão do Poupatempo, que além da entrega dos Postos Santos, Osasco e São José do Rio Preto, prevê a instalação de 11 novas Unidades, nos municípios Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Franca, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Sorocaba, Taboão da Serra e Taubaté.

Essas 11 novas unidades estão dimensionadas especificamente para atender a demanda de cada um desses municípios, oferecendo cerca de 50 serviços públicos mais procurados pela população, como RG, Carteira de Trabalho e Renovação de CNH, além de acesso gratuito à internet, serviços que correspondem a cerca de 70% da demanda atual nos Postos Poupatempo.

Somente com o final desta primeira fase, a capacidade diária de atendimento do Programa Poupatempo será ampliada em 50%, passando dos atuais 95 mil atendimentos para mais de 142 mil atendimentos por dia.

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação

Do Poupatempo