Solicitação de seguro-desemprego volta ao normal no Poupatempo

Sistema do Ministério do Trabalho está normalizado na maior parte dos postos, mas ainda apresenta instabilidades

qui, 29/10/2015 - 17h05 | Do Portal do Governo

O Poupatempo informa que o sistema de solicitação do seguro-desemprego do Ministério do Trabalho voltou a funcionar na maior parte dos postos, mas ainda apresenta instabilidades.

Os desempregados que puderem devem esperar para dar entrada a partir da semana que vem, quando o Ministério prevê a normalização do sistema ‘MTE Mais Emprego’.

O motivo da instabilidade, segundo o Ministério, é reflexo já previsto da atualização feita pela Dataprev no sistema no último final de semana. Com instabilidade, o sistema pode provocar bloqueio na hora em que a solicitação é feita.

A orientação da Secretaria do Emprego (Sert), caso o cidadão esteja no limite do prazo para pedir o benefício, é dar entrada no seguro-desemprego, mesmo que gere bloqueio, para não perder o direito. Em caso de perda do prazo ou bloqueio, o pedido deve ser feito diretamente nos postos do Ministério do Trabalho. O prazo para a solicitação é de 7 a 120 dias corridos a partir da data da demissão registrada na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou de acordo judicial.

O Poupatempo esclarece que todos os demais serviços continuam sendo prestados normalmente nas suas 67 unidades no Estado de São Paulo.

Requisitos para pedir o seguro desemprego:
– Ter recebido pelo menos 18 salários, consecutivos ou não, não necessariamente da mesma empresa, nos últimos 24 meses imediatamente anteriores à data da demissão.

– Ter trabalhado com registro na Carteira de Trabalho (CTPS) por, pelo menos, 18 meses, consecutivos ou não, nos últimos 36 meses anteriores à data de demissão (não necessariamente na mesma empresa).

– Solicitar no período de 7 a 120 dias corridos a partir da data da demissão registrada na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou do acordo judicial.

– Ter sido demitido sem justa causa ou por dispensa indireta.

Mais informações no site do Poupatempo ou no Guia do Poupatempo no aplicativo ‘SP Serviços’.

Do Portal do Governo do Estado