Software inclui musicoterapia na reabilitação de crianças deficientes

Recurso gratuito estimula a atenção, concentração e memorização de cores e sons

qua, 09/05/2012 - 9h11 | Do Portal do Governo

Ter acesso a ferramentas adequadas às necessidades especiais é uma grande ajuda na reabilitação de crianças com deficiência física ou cognitiva. Porém, nem sempre essas ferramentas são baratas e acessíveis e a criança acaba não desenvolvendo todo seu potencial de aprendizado. Pensando nisso, a engenheira Ana Grasielle Dionísio Corrêa, pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integrados da Escola Politécnica da USP, criou o GenVirtual, software que permite a utilização da terapia por meio da música para estimular atenção, concentração e memorização de cores e sons, e ajudar no aprendizado motor.

Inspirado no brinquedo Genius, famoso na década de 1980, o software é muito simples de ser utilizado e necessita apenas de um computador com áudio, webcam e impressora para funcionar. Quadrados de papel com os nomes das notas musicais são espalhados sobre uma superfície, como uma mesa ou o chão, dentro do enquadramento da webcam. A criança toca o papel e, em seguida, o computador emite a nota musical correspondente. No monitor de vídeo, cubos coloridos aparecem sobre a imagem real. Por meio dos cubos, dá para seguir sequências musicais pré-determinadas pelo programa e usar a criatividade para se divertir.

O GenVirtual pode ser utilizado em casa com base em orientações prévias do musicoterapeuta. Com este programa, o terapeuta pode adaptar a disposição dos marcadores de acordo com as limitações físicas da criança. Não existe uma ordem específica para os cartões e eles podem ser impressos no tamanho mais adequado para o usuário.

Para baixar o programa, acesse o site.

Do Portal do Governo do Estado