Software da Cetesb informa sobre qualidade do ar em tempo real

Sistema para consulta de informações permite maior interatividade ao internauta

ter, 29/09/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

As informações de todas as estações de monitoramento da qualidade do ar no Estado de São Paulo, além de várias ferramentas para o seu processamento, podem ser obtidas na internet, de modo simples, por qualquer interessado. A facilidade se deve ao novo sistema de consulta lançado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), o Qualar, um software especialmente desenvolvido para possibilitar  maior interatividade ao usuário. 

A ferramenta apresenta novidades como o acesso à exportação de dados e a relatórios de ultrapassagem de padrões e de médias mensais e anuais de ocorrência dos poluentes, a partir de referencial escolhido pelo internauta. Torna possível, por exemplo, pesquisar a ultrapassagem de padrão de cada poluente. Além disso, o programa oferece a opção de criar e visualizar relatórios diversos e até gráficos, conforme as necessidades do pesquisador. “Nenhuma agência dispõe de um sistema desta envergadura em seus sites”, ressaltou o presidente da Cetesb, Fernando Rei, chamando a atenção para o ineditismo da iniciativa no mundo. 

Pioneirismo  

O desenvolvimento da ferramenta tecnológica foi feito em parceria com o Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema). Trata-se de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, cujo trabalho no Brasil é voltado à melhoria da informação sobre a qualidade do ar. Segundo Rei, foi a primeira vez que a Cetesb (vinculada à Secretaria do Meio ambiente) trabalhou com o chamado Terceiro Setor e isso demonstra como a empresa tem mudado. “A companhia está cada vez mais próxima do cidadão”, ressaltou. 

Para o diretor do Iema, André Ferreira, com a adoção da nova tecnologia, a Cetesb dá exemplo de fortalecimento da democracia pelo acesso à informação igualitária. Ele disse que oferecerá o Qualar, gratuitamente, para os outros Estados brasileiros e que o site da Cetesb servirá de exemplo para o aprimoramento da informação de qualidade. 

O link de acesso ao Qualar está disponível no site da Cetesb –  www.cetesb.sp.gov.br 

Da Agencia Imprensa Oficial