Socorro, o principal destino de aventura especial do País

Além dos esportes radicais, o município oferece artesanato, águas medicinais e muita história

sex, 03/12/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

Se você gosta de esportes radicais, como rafting, bóia-cross, canyoning, trilhas, asa delta ou mountain biking, Socorro é a cidade certa para o seu final de semana. Mas se você não curte muito essa coisa de adrenalina, e prefere algo mais calmo, como feiras de artesanato e passeios por lugares históricos, Socorro também é o seu destino, sem dúvidas.

Transitando pelos dois pólos, o município oferece dezenas de opções de divertimento para os visitantes. O principal, ou pelo menos o que dá fama à cidade, sem dúvida são os esportes. Indicada pelo Ministério do Turismo como o principal destino de aventura especial do País, é lá onde são realizadas diversas atividades esportivas, que inclusive possuem adaptações especiais para que pessoas portadoras de deficiência também possam se divertir.

No Parque dos Sonhos, o turista pode realizar 14 diferentes tipos de atividades de ecoturismo e esportes de aventura. O destaque é para uma tirolesa de um quilômetro de extensão, recorde nacional. Lá também há cachoeiras, trilhas, grutas, animais e até mesmo uma praia de água doce. E para quem quiser ficar um pouco mais, é possível se hospedar no Hotel Fazenda do Parque.

No Rio do Peixe e nas cachoeiras, pratica-se rafting, aqua-ride, canoagem e cachoeirismo. Se o turista resolver fazer escalada ou trekking para subir as montanhas, dá para fazer o caminho de volta de rapel ou de asa delta, aumentando a emoção do passeio. Há ainda mountain biking, motocross e trilhas com jeep. Para os mais tradicionais, há sempre muitas trilhas e cavernas mais “ligths” para serem exploradas.

Mesmo sem aventura, Socorro não deixa a desejar. Na cidade há muitos pontos turísticos que merecem ser conferidos.

Os casarões históricos são um capítulo à parte. Construídos entre 1892 e 1914, foram cenário de diversos eventos sociais do município. Foi num deles, inclusive, que, diz a lenda, o ex-governador Carvalho Pinto foi gerado. Agora, de certeza mesmo, foi a visita do Presidente do Estado, Albuquerque Lins, que se hospedou no Palacete da Cultura, onde foi necessária a construção do primeiro banheiro em Socorro para atender tão ilustre visita, em 1909.

No Museu Municipal Dr. João Baptista Gomes Ferraz, o visitante pode conhecer a história da cidade, através do acervo de 900 peças, entre fotos e objetos. O prédio é o primeiro sobrado socorrense e foi construído em 1881. Vale também uma visita ao  Palácio das Águias, no Paço Municipal. Fundado em 1936, com inspiração no Palácio do Catete – onde, na época, funcionava o Governo Federal, no Rio de Janeiro – a edificação socorrense abriga a Prefeitura e é vizinho de um outra construção famosa do município, o “prédio dos 40”, o primeiro “espigão” da cidade. O curioso nome se deve ao fato de possuir 40 apartamentos e 40 proprietários.

A Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro marca o local onde foi rezada a primeira missa da cidade e leva o nome da padroeira do município. Foi construída no mesmo ponto em que ficava uma capela que desabou, em 1924. Também não pode deixar de conhecer o Mirante de Cristo, com acesso próximo ao portal da cidade, com uma vista panorâmica de Socorro e das montanhas.

Socorro é também um paraíso de compras, então prepare o bolso. São muitas opções de lojas a preços acessíveis, o que torna quase impossível sair de lá sem levar pelo menos uma lembrancinha. Além disso, dá para comprar diretamente nas fábricas ou na feira permanente de malhas, tricô e artesanato.

Depois de fazer as compras ou praticar algum esporte radical, vale a pena passar em um dos balneários da cidade para relaxar. Aproveite a sauna, o banho imersão, de espuma, a ducha escocesa… O melhor de tudo é que as águas da cidade são medicinais: se radioativa, melhora o tônus corporal; a hipotensora ajuda a baixar a pressão arterial e a melhorar os sintomas de tonturas e dores leves de cabeça; a diurética ajuda a aumentar o volume urinário, beneficiando rins e bexiga; a uricolítica ajuda a dissolver e eliminar o ácido úrico e os cálculos renais, diminuindo as dores reumáticas. É recomendável também para doenças crônicas de pele tipo alérgicas, diabetes, infecções intestinais e afecções ginecológicas.

Como chegar

Para chegar a Socorro, cidade distante a 132 quilômetros da capital, pegue a Fernão Dias até Bragança Paulista, seguindo para Socorro pela Rodovia Capitão Barduíno.
É possível utilizar também a Via Anhanguera ou Bandeirantes até Jundiaí, ir sentido Itatiba, depois Bragança Paulista e então Socorro.

Antes de pegar a estrada, confira como está o trânsito, acessendo os sites da Secretaria Transportes (http://www.transportes.sp.gov.br) e do DER (http://www.der.sp.gov.br). O internauta pode ver o fluxo graças às 33 câmeras espalhadas pelo Estado que transmitem imagens em tempo real.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo