Sociedade e religiões são temas de aulas na Unesp em Rio Preto

Docente norte-americano trouxe alunos para atividades com crianças e falou sobre modos de pensar em várias culturas

sex, 29/06/2018 - 20h19 | Do Portal do Governo

O Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) recebeu, nesta semana, a visita do professor Manuel Fernando Medina, da Universidade de Louisville, dos Estados Unidos.

O docente, que ministra uma disciplina especial intitulada “Faith, Migration and Diasporas in Latin American Culture”, em que é abordada a forma com que a sociedade constrói religiões de forma social, em diversos lugares do mundo, aceitou o convite para uma visita mais longa, a realização de algumas aulas e a aplicação de conceitos, ideias e missões.

Acompanhando Manuel Fernando Medina no Campus de São José do Rio Preto, também estiveram presentes no Ibilce oito alunos da Universidade de Louisville para participarem das aulas e promoverem um projeto social na Escola Viva, em que aplicaram com as crianças atividades diversificadas, como teatro, atuação com bonecos, desenhos auto descritivos.

Singularidade

De acordo com os próprios estudantes, as tarefas lúdicas tinham como objetivo o reconhecimento de sua identidade, singularidade, o que pode auxiliá-las em seu crescimento e no preparo para o futuro.

A disciplina especial para a pós-graduação, segundo o professor da instituição norte-americana, permite que haja uma troca inspiradora de interesses e necessidades culturais entre os alunos – e principalmente para os mestres, que apendem junto.

“Esse intercâmbio de ideias, que na verdade são similares e possuem basicamente os mesmos conceitos, permite que os alunos tenham uma nova perspectiva ao ver a forma com que os pensamentos são colocados socialmente em diversos países, com cidadãos diferentes”, diz Manuel Fernando Medina.