Social: Lideranças do Estado se comprometem com a garantia de direitos de crianças e adolescentes

Evento da Rede Social será no dia 7, na Sala São Paulo

seg, 05/06/2006 - 16h10 | Do Portal do Governo

O dia 07 de junho de 2006 será marcado por um grande encontro das maiores lideranças sociais, econômicas, políticas e religiosas do Estado promovido pela Rede Social São Paulo para garantir o efetivo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Os protagonistas da noite serão os adolescentes representados pela Orquestra Jovem Tom Jobim, sob regência do Maestro Roberto Sion. Não haverá nenhum discurso oficial, nem mesa para as autoridades. Os atores Paulo Goulart e Nicete Bruno, engajados voluntariamente no projeto, serão mestres de cerimônia e os únicos a falar para a platéia formada de representantes do Executivo, do Legislativo, Judiciário, empresários, dirigentes de Ongs e demais autoridades.

A Rede Social, instituída em 2003, integrando o primeiro, o segundo e o terceiro setores hoje conta com de cerca de 100 integrantes entre empresas, fundações, institutos, associações de classe e o governo estadual e municipal. Os três setores se comprometeram a atuar em ações concretas em defesa das crianças e adolescentes, um terço da população do estado, evitando superposição de tarefas e desperdício de recursos. De junho a setembro esses parceiros iniciam um mutirão para identificar, mobilizar e capacitar os responsáveis pelo Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes na capital e nas 231 maiores cidades do Estado. Esse sistema é integrado pelos secretários municipais, juízes, promotores, delegados, defensores públicos, educadores, assistentes sociais, agentes de saúde, conselheiros tutelares e de direitos, advogados, líderes comunitários e lideranças empresariais. 

No evento na Sala São Paulo, o casal de atores vai explicar os próximos passos da ampliação da Rede Social a 231 municípios do Estado. “Tenho certeza de que esse movimento se espalhará rapidamente” avalia Nicete, que junto com o marido desenvolve um projeto cultural nas universidades. “Não é fácil; é um processo, mas nós temos obrigação de fazer algo nesse sentido”, constata Paulo.

Na prática, a Rede Social vai mobilizar as 200 pessoas mais influentes de cada cidade para participarem de encontros onde poderão se conhecer e se identificar como parte de um sistema responsável por garantir os direitos de todas as crianças e adolescente. O método do Unicef permite que ao final de dois dias eles levantem os problemas e apontem soluções. A partir daí são traçados os planos locais e programadas capacitações necessárias para executar essas ações.

O projeto foi testado em 2005 com 48 municípios nas regiões de Mogi das Cruzes, Santos e Sorocaba. Um dos resultados foi a inclusão do ECA no currículo de todos os cursos universitários.

Da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social