Sobe taxa média dos juros bancários, diz Procon

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, divulga nesta quarta-feira, 9 de abril, o resultado da pesquisa de taxas de juros de empréstimo […]

qui, 10/04/2008 - 8h08 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, divulga nesta quarta-feira, 9 de abril, o resultado da pesquisa de taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial para pessoa física, realizada em dez instituições financeiras, no último dia 2 de abril, . Os bancos pesquisados foram Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.

A pesquisa constatou aumento das taxas médias nas duas modalidades. No caso do empréstimo pessoal, as variações positivas já ocorrem desde o início do ano e a taxa média está, aos poucos, se aproximando da taxa de outubro de 2003 (5,54%a.m.). No cheque especial, observou-se um salto significativo da taxa média, impulsionada pela variação de 2,5 pontos percentuais promovida por uma instituição da amostra. O acrésci- mo registrado, neste mês, coloca a taxa média do cheque especial como a maior auferida desde setembro/2003 (quando registrava 8,50%).

Empréstimo pessoal

A taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,53% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 5,51% a.m., significando um acréscimo de 0,02 ponto percentual.

As altas verificadas nas taxas de empréstimo pessoal foram:

Bradesco – alterou de 5,47% para 5,67% a.m., o que significa um acréscimo de 0,20 ponto percentual, representando uma variação positiva de 3,66% em relação à taxa de março/08;

HSBC – alterou de 4,64% para 4,69% a.m., o que significa um acréscimo de 0,05 ponto percentual, representando uma variação positiva de 1,08% em relação à taxa de março/08.

Os demais bancos mantiveram suas taxas de empréstimo pessoal.

Cheque especial

A taxa média dos bancos pesquisados foi de 8,49% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 8,20% a.m., significando um acréscimo de 0,29 ponto percentual.

As altas verificadas nas taxas de cheque especial foram:

Safra – alterou de 9,29% para 11,79% a.m., o que significa um acréscimo de 2,50 ponto percentual, representando uma variação positiva de 26,91% em relação à taxa de março/08;

Bradesco – alterou de 7,89% para 8,19% a.m., o que significa um acréscimo de 0,30 ponto percentual, representando uma variação positiva de 3,80% em relação à taxa de março/08;

Banco do Brasil – alterou de 7,52% para 7,56% a.m., o que significa um acréscimo de 0,04 ponto percentual, representando uma variação positiva de 0,53% em relação à taxa de março/08.

Os demais bancos mantiveram suas taxas de cheque especial.

Considerando que existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, foi estipulado o período de 12 meses, já que todos os bancos pesquisados trabalham com este prazo. Vale lembrar, também, que os dados coletados referem-se a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

Na reunião de março do Comitê de Política Monetária do Banco Central, a taxa Selic foi mantida em 11,25% ao ano. O consumidor deve continuar atento, já que agora já pode contar com uma importante ferramenta para auxiliá-lo na hora de tomar um empréstimo ou fazer uma compra a prazo. Trata-se do Custo Efetivo Total (CET), que deve englobar todos os custos envolvidos na contratação. A Fundação Procon-SP disponibiliza no site (www.procon.sp.gov.br) um programa que permite ao consumidor elaborar sozinho o cálculo do CET referente a propostas ou contratos de financiamento.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania