SMS-Denúncia da CPTM recebe 5 mil torpedos

Entre as principais reclamações, estão comércio ambulante e som alto de aparelhos eletrônicos

ter, 26/01/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

O serviço de SMS-Denúncia da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) registrou cerca de cinco mil mensagens enviadas por usuários via celular em 2009. Entre as principais reclamações/denúncias estão as relacionadas ao comércio ambulante dentro dos trens (23%) e ao som alto de aparelhos eletrônicos (22%).
 
Do total, 83% das intervenções da segurança motivadas pelo disque-denúncias de usuários foram resultantes do SMS-Denúncia e 17% do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), por intermédio do telefone 0800 055 0121. O SMS-Denúncia funciona 24 horas por dia e o SAU, de segunda a sexta-feira, das 5h às 22h, e aos sábados, das 6h às 18h. Ambos os serviços garantem o anonimato de quem denuncia.
 
Em funcionamento desde novembro de 2008, o serviço via celular da CPTM se consolidou como um importante auxílio dos cidadãos à segurança nos trens e estações, especialmente no combate ao comércio ilegal, pregação religiosa, vandalismo e outras infrações e delitos.

Como funciona

Para fazer uma denúncia via torpedo, basta enviar uma mensagem por celular para o número 7150-4949. Para maior eficiência na resposta da segurança, a CPTM orienta seus usuários a não esquecerem de teclar os seguintes dados na mensagem SMS: o tipo de infração cometida, características do autor, vagão (número ou posição 1º, 2º etc), número da linha, sentido do deslocamento do trem e próxima estação de parada.
 
Da CPTM