SMS ajuda CPTM a aumentar segurança do sistema

Usuário pode ajudar a combater práticas ilegais dentro dos trens e estações da companhia

qua, 29/07/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

O SMS-Denúncia, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, registrou 1.200 mensagens enviadas via telefone celular por usuários desde novembro de 2008, quando o serviço começou a funcionar.

Esse auxílio dos cidadãos à segurança no sistema ferroviário consolidou-se como importante contribuição no combate a irregularidades e delitos nas estações e trens. Só no último mês de junho, a Central de Monitoramento da Segurança da empresa recebeu 190 mensagens SMS.

O serviço, que funciona 24 horas por dia pelo telefone 7150-4949, e tem o anonimato garantido, facilita a comunicação entre o usuário e a CPTM, estimulando-o a colaborar com a empresa no combate ao uso e ao tráfico de drogas, comércio ilegal, pregação religiosa, vandalismo e outros crimes.

Para fazer uma denúncia, basta enviar uma mensagem por celular para o número do serviço com descrição das características do infrator, a linha de trem utilizada, o número do carro da ocorrência (localizado na parte externa e interna do carro) e a próxima estação em que o trem fará a parada. A mensagem é recebida diretamente pela Central de Monitoramento da Segurança, que mobiliza os agentes mais próximos do local para ação imediata, caso seja necessário.

Além de enviar o SMS, o usuário da CPTM pode ligar para o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAL) para fazer a denúncia. O telefone é 0800 055 0121 e funciona de segunda a sexta-feira das 5h às 22h, e aos sábados, das 6h às 18h.

Serviço

Mensagens SMS – 7150 4949
Serviço de Atendimento ao Usuário – 0800 055 0121 (segunda a sexta-feira, das 5h às 22h e aos sábados, das 6h às 18h).

da CPTM