SMA suspende supressão de vegetação do Bioma Cerrado no Estado

11 de Setembro é o Dia Nacional do Cerrado

qui, 11/09/2008 - 14h45 | Do Portal do Governo

No dia 11 de setembro é comemorado o dia Nacional do Cerrado. Para ressaltar a data a Secretaria do Meio Ambiente – SMA publica uma resolução – SMA 62/08 – que suspende por 180 dias todas as autorizações de supressão de vegetação nas áreas de cerrado do Estado.

Outra medida foi o envio para o Governador José Serra de um Projeto de Lei que garantirá a proteção e preservação do cerrado paulista. A resolução irá valer para áreas de Cerradão – vegetação com mais de 90 % de cobertura do solo – e Cerrado Strictu-sensu – vegetação que apresenta estrato descontínuo, composto por árvores e arbustos geralmente tortuosos.

A ação integra o “Pacote Primavera”, promovido pela SMA, que está inserida no Projeto Ambiental Estratégico Desmatamento Zero. O Bioma Cerrado, originalmente, ocupava uma área de 3.474.900 ha, o que correspondia a 14% da área do território paulista. Em 2008, o cerrado está presente em apenas 0,84 % da área da total do estado.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, na região do cerrado podem ser encontradas 67 espécies de mamíferos, 837 de aves, 120 de répteis e 150 de anfíbios, muitos deles ameaçados de extinção. O projeto de lei encaminhado visa proteger a flora e fauna da área através de maiores restrições nos licenciamentos.

Da Secretaria do Meio Ambiente