SMA lança manual de monitoramento e impacto nas Unidades de Conservação

Livro das Trilhas de São Paulo é um guia para a verificação e manejo dos impactos da visitação em áreas naturais

seg, 06/12/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

A publicação Manual de Monitoramento e Gestão dos Impactos da Visitação em Unidades de Conservação (UCs), foi lançado na 1ª Bolsa Internacional de Negócios da Economia Verde (BINEV), conferência que abordou o tema turismo sustentável.

Elaborado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), em parceria com a WWF-Brasil e o banco HSBC, o documento tem como objetivo implantar um programa mínimo e padrões de monitoramento e gestão de impactos causados pela visitação pública. A publicação é uma iniciativa do projeto estratégico da SMA, Ecoturismo na Mata Atlântica, que implantou o programa Trilhas de São Paulo.

A publicação é dividida em quatro partes: uso público e impactos da visitação; plano de monitoramento e gestão dos impactos da visitação; lista complementar de indicadores e impactos; e banco de dados.

Gerente do projeto, Anna Carolina Lobo citou que desde a implantação do Trilhas em 2008 o uso público nas UCs cresceu significativamente. “A pressão da visitação sobre esses ambientes pode comprometer a qualidade da vegetação, da fauna, solo, água, etc. Por isso, precisamos planejar conforme os objetivos do manejo a visitação dessas unidades”, afirmou.

O manual serve para todas as UCs do estado de São Paulo. “É necessário conhecer os impactos que a visitação pode causar a esses ambientes e, assim, evitá-los, controlá-los e minimizá-los. Para tanto, não há melhor estratégia que a implantação de um sistema de monitoramento e gestão dos impactos da visitação”, concluiu Anna Carolina.

Da Secretaria de Meio Ambiente