SMA e SABESP se unem para avançar na educação ambiental e preservar a água

Secretário Graziano propõe parceriavisando a preservação e redução do uso de água

qui, 19/07/2007 - 22h01 | Do Portal do Governo

O secretário Xico Graziano e uma equipe de assessores técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) visitaram, na tarde deste dia 18/07, a sede da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), para conhecerem detalhes do PURA – Programa de Uso Racional da Água. A SMA está interessada em efetuar uma parceria com a SABESP, na área de educação ambiental, referente à proteção dos recursos hídricos, aproveitando a experiência que a companhia de saneamento básico adquiriu desde a implantação do PURA, há 9 anos. “Desejamos acoplar o trabalho de educação ambiental da Secretaria com os programas realizados pela SABESP. Vamos juntar as equipes e elaborar novas ações conjuntas aproveitando toda a experiência da SABESP” propôs Graziano.

O PURA é estruturado sobre três vertentes: normas técnicas e legislação; educação e conscientização; e tecnologia. No item “normas técnicas”, a SABESP fez revisão nas normas das descargas, determinando a redução do volume de água, que caiu de 20 para 8 litros a cada acionamento. Também elaborou três decretos que instituíram formas de uso racional da água.

Para conscientizar a população, a empresa realiza campanhas contínuas e já distribuiu mais de cinco milhões de folhetos e quinze mil “kits” para escolas, desde o início do projeto em 1996. Os responsáveis pelo PURA acompanham, continuamente, os lançamentos de equipamentos economizadores de água, indicando-os aos clientes que queiram preservar e reduzir o uso deste recurso. O estado de São Paulo concentra 1,6% da água potável disponível no país.

Além de visitar os clientes interessados em implantar sistemas de uso racional, dando dicas e fornecendo material de orientação, a SABESP também oferece, em sua sede, um curso com quatro horas de duração, para síndicos e administradores de edifícios e condomínios.

 Da Secretaria Estadual do Meio Ambiente