Sítio arqueológico na Linha F é tema de exposição na Estação Brás da CPTM

Mostra reúne dez painéis fotográficos e contará com serviço de monitoria de estudantes de história e museologia

sex, 04/01/2008 - 19h14 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) abre, nesta segunda-feira, 7, a mostra itinerante “Nos Trilhos da Arqueologia”, com fotos do sítio arqueológico descoberto na região de São Miguel Paulista, durante as obras de modernização da Linha F (Brás-Calmon Viana). Montada no Espaço Cultural CPTM, localizado na Estação Brás, a exposição educativa reúne dez painéis fotográficos com textos explicativos e contará com serviço de monitoria de universitários dos cursos de História, da Unicsul, e Museologia, do Centro Paula Souza, diariamente das 8h às 20h.

Além de levar à população informações sobre o sítio arqueológico, a mostra procura ressaltar a importância da preservação de vestígios das culturas antepassadas, que contribuíram para a formação da sociedade moderna. Bem como a ligação da ferrovia com a história e sua importância como serviço essencial para mais de 1,5 milhão de pessoas que utilizam diariamente o sistema de transporte sobre trilhos, na região Metropolitana de São Paulo.

Para Eduardo Graziano, gerente de Coordenação da CPTM, a exposição é uma oportunidade de mostrar aos usuários do sistema de transportes sobre trilhos o tamanho da importância da ferrovia para o desenvolvimento da cidade na Zona Leste. “A ferrovia, antes, era o meio de transporte usado pelo trabalhador para chegar aos seus postos de trabalho, na indústria. Com isso, os bairros cresceram em volta dela. A ferrovia faz parte desta história e é essencial hoje para a região”, observa.

A exposição “Nos Trilhos da Arqueologia” fica em cartaz na Estação Brás até 16 de janeiro, seguindo depois para mais duas estações da Linha F:

De 17 a 27/01 – Estação Tatuapé: R. Catiguá, s/nº

De 28/01 a 06/02 – Estação São Miguel Paulista: R. Salvador de Medeiros, 451 – centro

A montagem da exposição é realizada pela Cambuí Produções, sob a supervisão da produtora Lílian Rossatti.

Relevância científica

Com cerca de 4.000 m², o sítio arqueológico encontrado é considerado de alta relevância científica. Encontrado em São Miguel Paulista, a 100 metros da igreja homônima, o achado abriga vestígios de comunidades que viveram no local nos séculos 18 e 19. Esse pedaço de terreno é um dos poucos remanescentes, e ainda salvo de interferências significativas, onde índios e jesuítas ergueram a capela de São Miguel Arcanjo (primeiro nome da igreja São Miguel Paulista), dando origem à aldeia do Aruaí. No sítio, estão conservadas, praticamente intactas, camadas de refugos domésticos (louças, cerâmicas, entre outros) de alto valor arqueológico, com 300 anos ou mais.

A CPTM mantém o sítio devidamente demarcado com postes de concreto e arame liso e com suas respectivas placas de sinalização, conforme a legislação determina, preservando-o assim de qualquer impacto decorrente das obras de modernização da Linha F.

 

SERVIÇO

Exposição “Nos Trilhos da Arqueologia”

Em cartaz diariamente, das 4h à meia noite.

Serviço de monitoria das 8h às 20h

 

De 07 a 16/01 – Espaço Cultural CPTM na Estação Brás

Espaço Cultural CPTM

Estação Brás: Praça Agente Cícero, s/nº

Grátis para usuários da CPTM e R$ 2,30 para o público externo.

Da CPTM

(I.P.)