Site mostra 79 pacientes ‘esquecidos’ em hospitais paulistas

Objetivo do serviço é usar a internet para encontrar familiares de doentes que dão entrada sem qualquer identificação nas unidades de saúde

seg, 13/09/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Doentes, internados em hospitais e sem a companhia de um familiar ou amigo. Pior: sem ao menos identificação de nome, idade ou procedência. Essa é a situação de pelo menos 79 pessoas que neste momento estão internadas em hospitais do Estado de São Paulo.

Para que esses pacientes sem identificação possam ser encontrados por seus familiares, a Secretaria da Saúde colocou em seu site (www.saude.sp.gov.br) um serviço que mostra fotos e dados desses pacientes – as informações são repassadas pelos hospitais. O serviço é gratuito e aberto para qualquer hospital, público ou particular.

Das 79 pessoas no site, 45 estão em hospitais da Capital, quatro em Guarulhos, quatro em Santo André, seis em Mogi das Cruzes, uma em Arujá, uma em Santa Rita do Passa Quatro, uma em Campinas, uma em Osasco, uma em Botucatu, uma em Diadema, 11 em Ribeirão Preto, uma em Santos, uma na Praia Grande e uma em Várzea Paulista.

Para colocar a foto de pacientes “esquecidos” no site, os hospitais precisam encaminhar um e-mail para naoidentificado@saude.sp.gov.br com os seguintes dados: nome do hospital, endereço do hospital, telefone do setor responsável, e-mail do setor responsável, nome completo do responsável, RG e CPF do responsável, características físicas do paciente (sexo, cor da pele, dos cabelos, dos olhos, altura e peso), além da foto do paciente. As informações também podem ser enviadas à secretaria pelo correio.

“A identificação dos pacientes é de extrema importância. Além de auxílio no tratamento, é um gesto de cidadania. O site é um grande meio de divulgação para que essas pessoas sejam encontradas”, afirma o coordenador estadual de Saúde, Ricardo Tardelli.

Da Secretaria da Saúde