Site “Memória do Imigrante” oferece consulta sobre imigrantes que passaram pela Hospedaria do Brás

Catálogo possui registro de imigrantes que desembarcaram no Porto de Santos, deram entrada na Hospedaria de Imigrantes ou foram registrados nos órgãos oficiais

qui, 25/12/2014 - 10h20 | Do Portal do Governo

A antiga “Hospedaria de Imigrantes do Brás” foi um dos maiores centros de recepção de estrangeiros do Brasil. O local, que hoje abriga o Museu da Imigração, recebeu mais de dois milhões de pessoas entre 1887 e 1978.

Diversas nacionalidades estão representadas nos documentos que registram a entrada de imigrantes em São Paulo e estão disponíveis para consulta no site “Memória do Imigrante”, mantido pelo Arquivo Público do Estado. É possível pesquisar pelo nome completo ou apenas por nome ou sobrenome.

Pessoas que desembarcaram no Porto de Santos, que deram entrada na Hospedaria de Imigrantes entre 1887 e 1978 ou que foram registradas nos órgãos de fiscalização de estrangeiros em São Paulo entre os anos de 1939 e 1984 foram registradas no acervo disponibilizado pelo Arquivo Público.

Os registros dos livros de matrícula da Hospedaria, desde 1887 até 1958 foram transcritos e catalogados. Também estão nesse banco de dados registros da antiga Hospedaria do Bom Retiro (predecessora da Hospedaria do Brás) entre 1882 e 1886.

Do Portal do Governo do Estado