Site do programa Acessa São Paulo tem mais de 9 milhões de visitas por mês

Programa de inclusão digital do Governo estadual tem 266 postos distribuídos no Estado Site reformulado está no ar desde dezembro do ano passado Int

qua, 19/04/2006 - 13h25 | Do Portal do Governo

O Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo paulista, tem hoje 266 pontos de internet grátis espalhados pelo Estado. Outros 134 estão em fase de implantação. Para garantir a comunicação entre os diversos postos e a interatividade com a população, o Acessa São Paulo reformulou seu site. O novo formato parece ter agradado os internautas. Atualmente, o site contabiliza mais de 9,2 milhões de visitas às suas páginas (page views) por mês.

“O objetivo do site é ser um canal de diálogo, tanto entre os diversos pontos do Acessa, quanto com a população. Colocamos ali instrumentos modernos de internet, blog, fotolog e cursos on-line, mas também temos recursos como o ‘eu me lembro’, onde os internautas podem contar histórias pessoais”, explica o coordenador técnico do programa, Ricardo Kobashi.

No espaço ‘eu me lembro’, os internautas enviam textos de um parágrafo, com lembranças de situações interessantes, engraçadas ou chocantes que marcaram suas vidas. A idéia não é nova, isso já foi feito por jornalistas europeus e brasileiros, mas o resultado é o resgate da memória das pessoas que participam do programa ou simplesmente acessam o site. “A partir dos relatos podemos construir o retrato de uma geração”, diz Kobashi.

Gestão on-line

Já o blog e o fotolog funcionam como verdadeiras ferramentas de gestão. Eles são alimentados pelos gestores do programa (pessoas responsáveis pelo gerenciamento das unidades do Acessa espalhadas pelo Estado), que se revezam na função. Como nos blogs particulares, quem acessa pode enviar comentários.

“A idéia do blog é incentivar o internauta a conhecer novas ferramentas”, afirma o gestor dos Acessa Comunitários da zona leste da capital, Antonio Celso de Paula Albuquerque Filho, responsável pelo blog e fotolog deste mês.

Assim, quem acessa o blog encontra, além de informações sobre visitas feitas pelo gestor às unidades, muitas curiosidades. Um exemplo é o breve histórico sobre enciclopédias. Num texto enxuto, traz informações sobre a 1ª enciclopédia da história de que se tem notícia, a Wikipédia, uma enciclopédia feita de forma colaborativa, e a Uncyclopedia, que é puro besteirol. Os diversos ‘links’ levam os internautas a buscar mais informações sobre o assunto.

Já o fotolog recebe as fotografias tiradas durante as visitas dos gestores às unidades. Os internautas também podem enviar comentários. “A vantagem do fotolog é que permite que a rede se reconheça. Como temos postos espalhados por todo o Estado, a ferramenta permite que um saiba o que acontece no outro”, observa Kobashi.

Dar nó em gravata

O Acessa estabeleceu parceria com a Escola do Futuro da Universidade São Paulo (USP) e colocou no site cursos on-line.

O link ‘Cadernos’ dá acesso aos Cadernos Eletrônicos. São cursos de informática e internet, em linguagem simples e com muitas ilustrações. Os cursos estão armazenados em arquivos que podem ser ‘baixados’ (download) no computador. Atualmente, os internautas têm 10 opções de cursos: como usar e gerenciar seus e-mails; editoração e processamento de texto; planilha eletrônica e banco de dados; navegação e pesquisa na internet; criação e publicação de páginas na internet; gerenciamento e organização de arquivos; uso da impressora e tratamento de imagens; comunidades virtuais – listas, chats e outros; segurança no computador e na internet; e multimídia – vídeo e áudio no computador.

Outra alternativa interessante são os minicursos, que também contam com a parceria da Escola do Futuro da USP. Com temas variados, os cursos são totalmente on-line. Para ter acesso, basta preencher um cadastro e criar a senha de acesso.

Os minicursos disponíveis são: dengue – uma guerra a ser vencida; como fazer nós de gravata; como preparar um currículo; segurança pessoal; doce sem açúcar (sobre saúde e qualidade de vida); e etiqueta na internet.

De acordo com Kobashi, o ‘campeão de audiência’ é o curso que ensina a dar nós em gravata. “Às vezes, a gente não enxerga as pequenas dificuldades do dia-a-dia das pessoas. Esse curso, que parece banal, atende muita gente”, relata.

Em quatro lições, o curso traz a história do surgimento da gravata, algumas dicas e o passo-a-passo com ilustrações dos nós americano, clássico, semiclássico e shelby. Para incentivar a familiaridade com os serviços de Governo on-line, o site mantém também links para o Portal do Cidadão e o Diário Oficial do Estado. Além de informações sobre como adquirir o Dicionário de Libras (idioma gestual utilizado por pessoas com deficiência auditiva) e do link para a Biblioteca Virtual do Estado de São Paulo.

Pontos de internet grátis

Das 266 unidades do Acessa São Paulo em funcionamento, 162 estão instaladas em espaços públicos, normalmente em bibliotecas, através de convênio com as prefeituras (Acessa Municipais), 50 em pontos de grande movimento de pessoas, como estações de trem e de Metrô, ou sedes de Secretarias de Estado (Postos Públicos de Acesso à Internet – conhecidos como Popais) e 54 em sedes de Organizações Não Governamentais (Acessa Comunitários). Ainda este ano, outras 134 unidades serão inauguradas (128 Municipais, 3 Popais e 3 Comunitários), totalizando 400 postos de acesso gratuito à internet.

A lista de endereços das unidades está disponível no site, em ‘lista de locais’ (clique aqui para ver a lista de endereços dos postos do Acessa São Paulo).

Serviço:

O site do Acessa São Paulo é http://www.acessasp.sp.gov.br.

Cíntia Cury