Site do Programa Acessa Escola permite troca de Informações

Os coordenadores são alunos do próprio ensino médio da rede estadual

qui, 28/08/2008 - 8h29 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação criou um site para o Acessa Escola, programa de inclusão digital que garante o funcionamento das salas de informática das escolas de ensino médio em tempo integral. A página na Internet foi elaborada para que os estagiários que coordenam as salas possam trocar informações e atualizar seus conhecimentos. Os coordenadores são alunos do próprio ensino médio da rede estadual, os quais se candidataram para a atividade e passaram por seleção. Até agora, 2,1 mil jovens foram treinados para exercer o trabalho.

Além de dados sobre o Acessa Escola, a página virtual apresenta notícias sobre a rede de educação estadual e a rotina das escolas, dirigidas também aos alunos. Dispõe ainda de vídeos interativos para o esclarecimento de dúvidas sobre a monitoria das salas e um espaço de fórum. Não há necessidade de identificação para acessar o site. Qualquer pessoa pode consultá-lo, inclusive pais e responsáveis que queiram conhecer melhor o projeto.

Com o Acessa Escola, as salas de informática ficam à disposição dos estudantes e professores durante todo o período letivo diário e não apenas para as aulas de computação. A pasta da Educação selecionará, até março de 2009, 12.242 estagiários para a monitoria. Cinco mil já foram escolhidos, dos quais 2,1 mil iniciam suas atividades até o fim do ano. Todos recebem duas camisetas e uma mochila, que devem usar como uniforme. A jornada de trabalho diária é de quatro horas. Pela manhã (das 8 às 12 horas), tarde (das 12 às 16 horas) ou noite ( das 16 às 20 horas). O contrato de estágio é de até 12 meses, podendo ser prorrogado por mais um ano, com salário de R$ 340 mensais. O tempo mínimo é de seis meses.

Os estagiários são supervisionados por assistentes técnico-pedagógicos das Diretorias de Ensino. O programa será integrado às escolas estaduais de ensino médio em três fases: 600 da capital até o fim de 2008; mil até março de 2009 (capital, cidades da Grande São Paulo, Campinas e Campo Limpo Paulista); 3 mil até o fim de 2009 (outras cidades da Grande São Paulo e interior); e 3.527 até março de 2010 (todo o Estado).

SERVIÇO

Site do Programa Acessa Escola: www.acessaescola.sp.gov.br

Da Secretaria da Educação

(M.C.)