Site do patrimônio artístico do Estado é ferramenta para estudos

Obras de arte do governo paulista que não estão nos museus foram catalogadas e podem ser conhecidas on-line pela população

sáb, 06/09/2008 - 9h56 | Do Portal do Governo

Lançado há menos de um mês, o catálogo eletrônico do patrimônio artístico e cultural do Estado de São Paulo é uma ferramenta importante para quem estuda ou gosta de arte.

Além de imagens de obras de arte que estão em Secretarias, órgãos, fundações, autarquias e empresas com participação do Estado, os internautas que navegam no site www.saopaulo.sp.gov.br/patrimonioartistico encontram informações sobre o artista e o período em que viveu.

O site foi pensado para permitir o acesso da população às obras de arte e como ferramenta para professores, estudantes, pesquisadores e demais interessados em arte.

As imagens privilegiam detalhes das obras e, no caso de esculturas, permitem que se veja o objeto por vários ângulos. Também é possível ter uma idéia do tamanho da obra, já que o site mostra uma escala, tendo como referência uma pessoa com 1,70 metro de altura.

Pesquisadores, estudantes e professores também têm a possibilidade de solicitar, pelo site, uma visita individual à obra. O agendamento da visita, porém, dependerá da disponibilidade do ocupante do espaço onde a obra fica.

Algumas peças estão em local de acesso ao público. “O Metrô, por exemplo, tem muitas obras que podem ser vistas pela população nas Estações. Outro espaço que também abriga obras do acervo do Governo é o Memorial da América Latina, que tem painéis de Portinari, Poty e Caribé no salão de Atos Tiradentes. Essas obras, que estarão no site em breve, podem ser vistas por quem visita o Memorial”, afirma o coordenador do Patrimônio Artístico do Estado (Grupo de Catalogação e Divulgação do Acervo Artístico do Estado) – órgão da Casa Civil – Pedro Jacintho Cavalheiro.

Site é alimentado diariamente

O site, que entrou no ar em 24 de agosto, Dia do Artista, com cerca de 140 obras de arte, continuará sendo alimentado diariamente até que todas as cerca de 3.000 obras que compõem o patrimônio do Estado e não pertencem a museus ou ao Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do governo paulista estejam disponíveis na internet.

Atualmente, os internautas encontram no portal verdadeiros tesouros, como o óleo sobre tela “Retrato de Benedito Calixto”, de autoria de Bernardino de Souza Pereira, da segunda metade do século XX, localizado numa escola no litoral; “O Tríptico” (tipo de obra composta por três quadros), pertencente ao Instituto Florestal, de autoria de Hélios Seelinger, outro importante personagem da história da arte brasileira, fundador da Casa dos Artistas e das Sociedades Brasileira de Belas Artes e dos Artistas Nacionais; e diversas obras de Aldemir Martins, na maioria retratando animais de nossa fauna, que se encontram na Fundação Zoológico.

Uma das obras de arte mais antigas encontradas durante a catalogação do patrimônio estadual e já disponível no site é a escultura em madeira Sant’Ana, de artista anônimo, encontrada no Palácio dos Campos Elíseos. “Talvez essa obra nem tenha sido feita por um artista profissional, mas seu valor decorre do fato de ter sido produzida no século XVI, quando comumente obras desse tipo eram feitas, por exemplo, para catequizar os índios. É uma obra de valor histórico muito grande”, comenta Cavalheiro.

Outra importante obra do patrimônio do Estado é o painel Tiradentes, de Cândido Portinari, exposto no Memorial da América Latina e que também pode ser visto no site.

Cíntia Cury