Site do Arquivo Público revela história da imprensa brasileira

Pesquisadores e estudantes têm acesso pela internet a jornais e revistas que marcaram a história da imprensa no Brasil

sáb, 13/02/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

O novo site do Arquivo Público do Estado de São Paulo (www.arquivoestado.sp.gov.br) possui várias páginas temáticas. Uma delas é a Memória da Imprensa, que reconstitui momentos importantes dos mais de 200 anos de história da imprensa no Brasil. Ao navegá-la, o internauta pode  acompanhar a trajetória da imprensa paulista e brasileira por meio de seleção de periódicos do acervo da instituição, datados entre 1854 e 1981. São 14 títulos de jornais e revistas de época.

O site Memória da Imprensa é constituído por microcoleções de documentos do acervo da instituição que foram digitalizados e disponibilizados na internet, acompanhados por narrativas que situam cada periódico no contexto histórico nacional. A seleção dos jornais e revistas revela as facetas variadas do jornalismo brasileiro em momentos distintos da nossa história.

“Os pesquisadores poderão acessar desde publicações que marcaram época, como a revista A Cigarra (1914-1975) e o jornal Última Hora (1951-1971), até títulos menos conhecidos, como o jornal sindical Notícias Gráficas (1945-1964) e o anarquista La Barricata (1912-1913)”, informa o coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Carlos de Almeida Prado Bacellar.

Estudantes, pesquisadores, interessados em história e jornalismo também podem conhecer alguns fatos do cotidiano registrados pelos periódicos da época. Nas páginas do Diário de Santos (1872 – década de 1920), por exemplo, é possível saber mais sobre o debate público ocorrido no início do século 20 em torno das deficiências do tratamento de esgoto na cidade. O jornal acompanha as reivindicações da população e a implementação do projeto de saneamento básico desenvolvido pelo engenheiro Saturnino de Brito. Os canais de Santos, obra mais marcante do projeto, são até hoje referência na cidade.

Com uma página que remete à diagramação de um jornal, as coleções mais completas e consultadas pelo público ganharam destaque especial e compõem as manchetes deste site. Também é possível fazer download de algumas capas para utilizar como papel de parede. O site será atualizado periodicamente, com a inclusão de mais títulos e outros exemplares dos periódicos atualmente disponíveis.

Coleções

Um título de destaque é o jornal Última Hora, que revolucionou o jornalismo brasileiro. Fundado em junho de 1951, o Última Hora circulou até 1991, período em que ficou conhecido pela sua participação no jornalismo popular da época e pelo apoio aos governos de Getúlio Vargas e João Goulart, envolvidos em causas trabalhistas.

Outro título importante é o Movimento, periódico que liderou a campanha pela anistia durante a ditadura militar. Lançado em 1975, como dissidência do Opinião, e fechado em 1981, Movimento chegou a ter 3.093 artigos e 3.162 ilustrações censurados pela ditadura. Sua atuação era centralizada na luta pelas liberdades democráticas e pela anistia dos exilados e presos políticos.

O diretor do Departamento de Preservação e Difusão do Acervo do Arquivo Público do Estado, Lauro Ávila Pereira, explica o sentido da página dentro do novo site da instituição: “Jornais e revistas complementam e dialogam com a documentação oficial preservada pelo Arquivo, inclusive precisando data e sequência dos acontecimentos históricos. Esta página tem como objetivo divulgar a nossa hemeroteca, uma das maiores do Estado, e corresponde a uma parte importante da memória pública que preservamos aqui”.

Outros títulos disponíveis neste site são: as revistas O Malho (1902-1954); Panóplia (1901-1935); Anauê! (1935); Vida Moderna (1907-1925); Escrita (1975-1988), além dos jornais Lanterna (1901-1935), Acção (1936), Germinal (1902-1913) e Correio Paulistano (1854-1963), este último o primeiro diário da província de São Paulo. Mais informações no site http://www.arquivoestado.sp.gov.br/memoria

Biblioteca oferece 45 mil volumes

O Arquivo Público do Estado de São Paulo é um dos maiores arquivos públicos brasileiros. Vinculado à Casa Civil, sua função é formular política estadual de arquivos e recolher, tratar e disponibilizar ao público toda documentação de caráter histórico produzido pelo Poder Executivo paulista. A instituição mantém sob sua guarda aproximadamente 6 mil metros lineares de documentação textual permanente, 17 mil metros de documentação intermediária, 900 metros de material iconográfico e uma biblioteca de apoio à pesquisa com 45 mil volumes.

A hemeroteca do Arquivo Público é uma das maiores do Estado e possui atualmente 1,2 mil títulos e 32 mil exemplares de revistas e mais de 200 títulos de jornais. Os pesquisadores têm acesso a este rico acervo no salão de consultas da instituição de terça-feira a sábado, das 9 às 17 horas, sendo 16 horas o horário-limite para solicitação de material.

Da Agência Imprensa Oficial e do Arquivo do Estado