Site da Nota Fiscal Paulista é acessível para deficientes visuais

No topo de cada página do sistema foi inserida uma barra contendo menus rápidos que facilitam as opções de navegação

ter, 24/04/2012 - 14h35 | Do Portal do Governo

O site da Nota Fiscal Paulista está reprogramado para ser acessível aos deficientes visuais. O Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria da Fazenda adequou as páginas do sistema aos padrões dos programas de leitura de tela utilizados por cegos. Cada página tem agora uma barra de acessibilidade com menus rápidos, ativados por tecnologia de voz, que tornam as opções de navegação mais fáceis e dão maior autonomia ao usuário.

A novidade permite realizar todas as operações no site, como cadastramento, consulta e transferência de créditos para conta corrente ou poupança.

Os primeiros a usar a barra de acessibilidade foram os alunos do curso de informática do Instituto de Cegos Padre Chico, no bairro do Ipiranga, na capital. Eles navegaram no sistema ainda na fase de testes. O contato de técnicos da Fazenda com os alunos do Instituto – uma escola modelo para deficientes visuais -, aprimorou as opções de navegação nas páginas do sistema.

Todos os ajustes foram realizados com base nas regras do WCAG – Web Content Accessibility Guidelines (Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web) e do e-Gov, sistema de informatização das funções do Governo que visa a tornar a prestação de serviços mais rápida e eficiente. O trabalho realizado pela Secretaria da Fazenda, iniciado em outubro do ano passado, já cumpriu quatro etapas. A última será concluída até o final de abril de 2012, com a inclusão das páginas relativas aos sorteios mensais do programa.

Do Portal do Governo do Estado