Site da Cetesb oferece informações sobre qualidade do ar

Programa é inédito no mundo, sem similar entre outras agências ambientais

qua, 23/09/2009 - 14h30 | Do Portal do Governo

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) tem um novo sistema de informações sobre a qualidade, o Qualar. O programa oferece maior nível de interatividade com os usuários (jornalistas, profissionais da área de saúde pública, meteorologistas, pesquisadores e internautas em geral) que podem consultar de forma simples e direta o banco de dados da empresa. E tem mais: os usuários podem exportar as informações desejadas e criar e visualizar relatórios diversos e até gráficos, conforme as suas necessidades. 

Segundo o presidente da Cetesb, Fernando Rei, o Qualar é inédito no mundo, sem similar em páginas da internet das outras grandes agências ambientais. “Nenhuma agência dispõe de um sistema desta envergadura em seus sites”, diz. O dirigente também ressalta a importância da parceria firmada para o desenvolvimento do sistema, com o Instituto de Energia e Meio Ambiente – IEMA, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP. Esta foi a primeira vez que a Cetesb trabalhou com o Terceiro Setor. “Com este trabalho, a Companhia está mais próxima do cidadão”, finaliza.

O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, destaca a importância do novo sistema para o incremento da democracia. “O Qualar cumpre um requisito fundamental para a sociedade, que é o do acesso à informação e sua transparência”, afirma. Ele chama a atenção para a qualidade das informações agora disponíveis ao público: “Há muita desinformação no que se refere aos assuntos de meio ambiente e alguns dos seus maiores especialistas estão aqui na Cetesb. Quanto mais formos capazes de criar sistemas como esse, que disponibilizem nossas informações e as tornemos transparentes, melhor para toda a sociedade e ao próprio processo democrático”, diz. 

Interatividade 

Para se beneficiar da interatividade do novo sistema, o internauta deve se cadastrar e criar uma senha. A partir daí, uma única página de apresentação se abre, com todas as opções oferecidas, que incluem os seguintes itens, separados por “Consultas” e “Relatórios”: 

Consultas – qualidade do ar em tempo real; dados horários por estação medidora automática; dados horários por parâmetro; boletim diário; resumo do boletim diário; boletim meteorológico diário; configuração das estações de monitoramento das redes automática, manual e monitores passivos; exportação de dados – para um arquivo compatível com planilha eletrônica 

Relatórios – valores diários dos poluentes; dados horários mensais; ultrapassagens de padrões de qualidade do ar; médias mensais e anuais; concentração diária da rede manual; caracterização das estações de monitoramento; índice de ventilação anual; distribuição de frequência dos parâmetros; frequência de inversão térmica; geração de gráfico por parâmetro; e geração de gráfico comparativo.

Quem quiser conhecer o site, basta acessar www.cetesb.sp.gov.br.

Da Cetesb