Site colhe sugestões de professores para guia curricular 2008

Além disso, em novembro serão realizadas videoconferências com o mesmo objetivo

qua, 17/10/2007 - 17h09 | Do Portal do Governo

 A Secretaria Estadual da Educação começa nesta quarta-feira, 17, a captar sugestões de professores, diretores, supervisores, enfim, educadores paulistas, para  formular um guia curricular já para o próximo ano letivo, em 2008. Os funcionários da rede estadual de Educação poderão enviar sugestões e experiências pelo site “São Paulo faz escola”.

A secretaria vem reunindo semanalmente 30 dos maiores especialistas do Brasil em expectativas de aprendizagem. O objetivo é exatamente formular um guia para ser seguido em sala de aula por todos os professores da rede estadual, de 5ª a 8ª série e no Ensino Médio (o guia para 1ª a 4ª já vem sendo finalizado).

Para acessar o site basta entrar em www.educacao.sp.gov.br, no banner “São Paulo faz escola”. A proposta curricular atende uma antiga reivindicação dos professores, especialistas e famílias. Será uma base para, em conjunto com os livros didáticos, direcionar o dia-a-dia em sala de aula. O acesso aos formulários (login) é feito por um código que cada escola estadual tem (CIE). O educador poderá relatar em um formulário suas experiências de sucesso em sala de aula.

“As sugestões de professores serão fundamentais para a formulação do guia curricular. É importante a participação de toda a rede de Educação do Estado”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Em novembro serão realizadas videoconferências para públicos específicos: diretores, vice-diretores e professores-coordenadores de todas as escolas que oferecem o Ciclo II (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e Ensino Médio com a mesma finalidade: apresentar a organização da proposta curricular, o andamento dos trabalhos e a expectativa de participação destes educadores no processo.

Até o final de novembro será disponibilizada a versão preliminar da proposta curricular para estes níveis de ensino, pelo site.

Em fevereiro de 2008, quando ocorrem as atividades de planejamento escolar, os documentos referentes às propostas curriculares, acompanhados de seus princípios e diretrizes, estarão em todas as escolas. Serão acompanhados de Cadernos para os Professores de todas as disciplinas e séries referentes aos conteúdos do 1º bimestre e de Cadernos dirigidos aos gestores. Este material e um conjunto de vídeos curtos por disciplina disponibilizados por streaming (acessíveis pelos professores na própria escola) deverão subsidiar e orientar as atividades do planejamento 2008.

Como os cadernos serão produzidos por bimestre, ao longo de 2008 poderão ser ajustados, revisados, a partir das experiências de implantação dos professores.

Da Secretaria Estadual da Educação

(I.P.)