Sistemas da Prodesp atendem mais de 40 milhões de pessoas

Dona de um dos maiores conjuntos de data centers (bancos de dados) do Brasil, a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) armazena e roda sistemas que atendem […]

qua, 26/11/2008 - 12h04 | Do Portal do Governo

Dona de um dos maiores conjuntos de data centers (bancos de dados) do Brasil, a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) armazena e roda sistemas que atendem mais de 41 milhões de cidadãos. Tem quatro mainframes (computadores de grande porte para processar volumes de informação) e 991 servidores conectados aos clientes e usuários finais por milhares de links de comunicação.

A empresa garante disponibilidade, confidencialidade e integridade dos dados hospedados. Tem como compromisso manter seu data center em disponibilidade permanente, 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano.

Para prevenir problemas, atua de modo preventivo e proativo e adota práticas recomendadas pelo mercado. A Prodesp prevê obter a Certificação ISO 20000 até o final do ano. Em julho de 2007 criou a Divisão de Monitoramento, com profissionais especialmente treinados. O objetivo foi centralizar o monitoramento de todos os ambientes tecnológicos disponíveis no Data Center. A iniciativa incorporou, em setembro, o acompanhamento do desempenho dos sistemas dos postos Poupatempo. Assim, a Prodesp passou a antecipar diversos incidentes, de modo a reduzir as chances de indisponibilidade para os usuários.

Por exemplo, entre janeiro e agosto, foram detectadas previamente 6 mil ocorrências, que não chegaram a ser percebidas pelos clientes. A medida evitou a interrupção de serviços para o cidadão paulista e possibilitou o uso efetivo do governo eletrônico no Estado.

Da Prodesp