Sistema Rio Grande vai abastecer capital pela primeira vez

Obra da Sabesp permite ao sistema, que atendia o ABC, o fornecimento de água para a zona sul de São Paulo

seg, 13/04/2015 - 16h46 | Do Portal do Governo

Uma nova adutora permitirá, pela primeira vez, que as águas do Sistema Rio Grande abasteçam a cidade de São Paulo. Com mais essa obra, a Sabesp reduzirá o uso do sistema Cantareira e vai atender a zona sul de São Paulo, beneficiando cerca de 250 mil pessoas na região. O investimento foi de R$ 7,6 milhões e as obras foram realizadas com mão-de-obra própria da companhia.

A nova tubulação de grande porte, com 2,1 km de extensão, vai ligar o Parque Real, em Diadema, à região de Pedreira, na capital. A água do Rio Grande abastecerá bairros como Balneário São Francisco, Cidade Júlia, Eldorado, Jardim Apurá, Jardim Guacuri, Jardim Rubilene, Jardim Selma e Pedreira.

A Sabesp também aumentou a produção de água potável no sistema Rio Grande. No final do ano passado, a capacidade subiu de 5.000 para 5.500 litros de água potável por segundo. A companhia instalou na estação de tratamento equipamentos de ponta, chamadas membranas ultrafiltrantes. Essa combinação de fatores permitiu que o Sistema Rio Grande passasse a abastecer a capital.

Em março deste ano, o Rio Grande atingiu mais de 97% do nível de armazenamento de água. Para aproveitar esse estoque, a Sabesp inicia neste mês a obra que permitirá o bombeamento desse reservatório para o Sistema Alto Tietê. Essa medida é essencial para garantir o abastecimento da população no período de estiagem, que vai até o fim de setembro. Com o bombeamento, a matéria-prima será levada até o Sistema Alto Tietê onde existe maquinário para fazer o tratamento.

Desde que foi criado, em 1958, o Rio Grande abasteceu os moradores da região do ABC. Até 2013, servia São Bernardo do Campo, Diadema e uma pequena parte de Santo André. No ano passado, a Sabesp já havia concluído obras que permitiram levar água desse sistema para mais bairros de Santo André.

Do Portal do Governo do Estado