Sistema permite acompanhamento online da entrega de material escolar

Secretaria Estadual da Educação criou um site para monitorar entregas em 5,3 mil escolas estaduais paulistas

sáb, 17/11/2007 - 11h48 | Do Portal do Governo

São Paulo dispõe agora do mais moderno sistema informatizado para entrega de materiais escolares. A Secretaria Estadual da Educação, por intermédio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), criou um site que oferece a opção de verificar como estão as entregas de cadernos, livros e até canetas, lápis e borrachas às aproximadamente 5,3 mil escolas estaduais paulistas.

Além de acesso aos técnicos da secretaria, diretores, professores e fornecedores (cada parte com uma área específica), o novo site possibilita a consulta a toda a população. É possível observar a quantidade de materiais por escola.

A secretaria enviará, no total, cerca de 5,2 milhões de kits de material escolar às unidades, com gasto de R$ 88 milhões, para todos os alunos estaduais dos ensinos fundamental e médio. Assim que o material chegar à escola, um funcionário será encarregado de alimentar o sistema, indicando se houve algum problema. Em caso de falha na entrega (material quebrado, por exemplo), a reclamação será enviada à secretaria e ao fornecedor, que precisará resolver o caso. Diretorias de Ensino terão material reserva para entrega às escolas, e os fornecedores farão a reposição nas diretorias.

Transparência

“O material começa a chegar às escolas em dezembro. O processo será concluído até 31 de janeiro, antes do início do ano letivo”, afirma o presidente da FDE, Fábio Bonini. Um dos objetivos do sistema é possibilitar a transparência nas compras e na distribuição de materiais. “A transparência é total. Queremos que o ano letivo comece com todo o material em classe. Iremos fiscalizar a entrega dia a dia. É uma medida importante para que as aulas comecem a todo vapor”, afirma a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

SERVIÇO

Para ter acesso às informações, entre no site da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br) e clique em “Material Escolar 2008”

Da Secretaria Estadual da Educação

(I.P.)