Sistema online de informações sobre empresas ultrapassa a marca de um milhão de consultas

Em um mês, mais de 31,8 mil pessoas acessaram a Jucesp Online

qui, 08/07/2010 - 17h30 | Do Portal do Governo

A Jucesp Online, sistema de informações sobre empresas, ultrapassou a marca de um milhão de pesquisas em seu primeiro mês de operação. Dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo mostram que desde o início de funcionamento, em 8 de junho, mais de 31,8 mil pessoas acessaram a ferramenta. Neste período, foram realizadas cerca de 906 mil pesquisas de empresas, 158 mil buscas de ficha cadastral, emissão de 29 mil certidões e 18 mil consultas de nome empresarial.

Foram registradas consultas a mais de sete mil documentos digitalizados disponíveis na Jucesp Online. Os documentos de empresas que ainda não foram incluídos no banco de dados digital podem ser solicitados diretamente por meio da ferramenta. Neste período foram registrados 2,3 mil pedidos de documentos cujas imagens digitalizadas serão providenciadas pela Junta.

O acesso online à Junta Comercial permite que qualquer pessoa, do escritório ou de sua residência, possa realizar pesquisas inclusive nos finais de semana. Somente nos domingos em que a ferramenta esteve em funcionamento (dias 13, 20, 27/6 e 3/7), foram feitas mais de 20 mil pesquisas de empresas.

A partir da implantação da Jucesp Online, o atendimento presencial na Junta teve redução de aproximadamente 50%. No mês anterior ao lançamento, 4,2 mil pessoas foram atendidas na sede da Junta Comercial, de acordo com o número de senhas distribuídas para atendimento presencial, sendo que uma pessoa pode solicitar mais de um serviço por vez. Com a entrada em operação da nova ferramenta, este fluxo caiu pela metade.

Até a implantação da Jucesp Online, a maioria dos serviços prestados era oferecida por meio de atendimento presencial. Por esse método, os usuários precisavam cumprir uma extensa rotina. Para obter acesso a um simples documento, o usuário deveria imprimir o requerimento, recolher as taxas na rede bancária e dirigir-se à sede da Jucesp com o protocolo de entrada para formalizar a solicitação de serviço. Em média, o tempo de espera por pedido variava entre cinco e 15 dias.

A Jucesp Online pode ser acessada de forma rápida e segura por qualquer cidadão pela internet em www.jucesp.fazenda.sp.gov.br e traz entre as principais novidades, a possibilidade de acesso gratuito a documentos e informações cadastrais de empresas registradas na Jucesp sem que o interessado precise comparecer à Junta ou às suas unidades descentralizadas. A exceção, com pequena tarifação, fica para aqueles documentos que ainda demandam análise e intervenção interna dos servidores e funcionários da Junta Comercial, entre eles certidões específicas com teor solicitado e requisição de digitalização de documentos arquivados.

Para o usuário ter acesso gratuito a alguns dos novos serviços da Jucesp Online será necessário possuir um cadastro de usuário com login e senha de acesso a ferramenta. Para facilitar a vida do cidadão, a Jucesp utiliza o cadastro já existente na Secretaria da Fazenda para o programa Nota Fiscal Paulista.

O lançamento da Jucesp Online marcou o início das comemorações de aniversário da Junta Comercial do Estado de São Paulo, que neste ano completa 120 anos.

Da Secretaria da Fazenda