Sistema Guarapiranga amplia capacidade de abastecimento

Alckmin inaugurou unidade de produção da ETA do Alto da Boa Vista com o uso de membranas

seg, 20/07/2015 - 12h47 | Do Portal do Governo

Com capacidade aumentada em mil litros por segundo beneficiando até 400 mil pessoas, a nova unidade de produção da Estação de Tratamento de Água do Alto da Boa Vista (ETA ABV), do Sistema Guarapiranga, foi inagurada nesta segunda-feira, 20, pelo governador Geraldo Alckmin. Foram instaladas membranas ultrafiltrantes, uma tecnologia de ponta já empregada em países como Estados Unidos, Israel e Cingapura e que já vinha sendo adotada pela Sabesp na própria ETA ABV e na ETA Rio Grande.

Abastecimento: Embu das Artes, Embu-Guaçu e São Bernardo recebem novos reservatórios metálicos

“A ETA Boa Vista tinha capacidade para tratar 15 m³ por segundo e já estava lotada. Com as membranas ultrafiltrantes nesses contêineres gigantes, o que há de mais moderno no tratamento de água, passaremos de 15 para 16 m³ por segundo”, disse Alckmin. O novo aumento de produção de água tratada ajuda a reduzir a retirada do Sistema Cantareira, permitindo ao Guarapiranga, que hoje conta com ótimo nível de reservação, avançar em novas áreas, principalmente na região da Avenida Paulista, na capital.

O uso de membranas tem uma série de vantagens: o tratamento da água, que levaria pelo menos duas horas, em média, é realizado num período de 20 e 30 minutos, com funcionamento automatizado e utilização muito menor de produtos químicos. Outra vantagem dessa tecnologia é a de ocupar um espaço físico muito menor. As membranas são importadas da Alemanha e o investimento realizado pela Sabesp é de R$ 42 milhões, com recursos próprios.

A obra faz parte do pacote de intervenções essenciais para o enfrentamento da crise hídrica, que já conta com a captação do rio Guaió concluída (mais 1 m3/s) e com a obra em construção da ligação Rio Grande-Alto Tietê (4 m3/s), com cerca de 50% da extensão concluída.

Ampliação

No final de 2014, o Sistema Guarapiranga já teve a sua capacidade de produção aumentada em mil litros/s, passando de 14 mil litros/s para 15 mil litros/s, graças à utilização das membranas na ETA ABV. A tecnologia também já é utilizada pela Sabesp na ETA Rio Grande, produzindo 500 litros de água potável por segundo, além do Aquapolo, onde é usada para gerar água de reúso com alto teor de refinamento.

Do Portal do Governo do Estado