Sistema do IPVA recebe 13 milhões de pagamentos no primeiro bimestre

Prodesp aumenta capacidade em 44% e implanta estrutura com servidores virtuais para atender demanda

ter, 29/03/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) registrou 13 milhões de pagamentos do IPVA no primeiro bimestre de 2011 com crescimento de 15% em relação aos 11,3 milhões de operações realizadas em igual período no ano anterior. O sistema IPVA online suportou o aumento nas transações e absorveu também sem incidentes o total de 114 milhões de consultas, pesquisas e pagamentos efetuados pelos bancos em janeiro e fevereiro. Este desempenho foi alcançado graças ao sistema estruturado pela Fazenda, Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) e instituições financeiras.

Para garantir que todos os contribuintes conseguissem pagar o imposto com tranquilidade e segurança, o ambiente online foi reformulado para suportar o volume concentrado de operações e o continuo aumento frota tributável. A implantação de um sistema robusto para o recolhimento do imposto demandou 11 meses de trabalho, iniciado durante o pagamento da segunda parcela do IPVA no ano passado e envolveu diversas áreas da Prodesp, da Fazenda e do setor bancário, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Foram adotadas inovações como a utilização de ambiente de multicamadas que agregou flexibilidade e maior capacidade. A segregação das entidades financeiras em um conjunto de servidores virtuais assegurou a estabilidade e a possibilidade de ampla contingência. A contratação de dois processadores extras para o mainframe permitiu o aumento de 44% da capacidade de processamento nos momentos de pico.

Arrecadação

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2011, a Secretaria da Fazenda recebeu mais de 13 milhões de pagamentos do IPVA, totalizando cerca de R$ 6 bilhões. O número de pagamentos não corresponde, necessariamente, ao número de veículos, uma vez que há a possibilidade de se pagar o imposto em três parcelas.

Da frota tributável de carros usados, aproximadamente 26% optaram pela quitação à vista, com 3% de desconto. Outros 30% escolheram o parcelamento e já pagaram, ao menos, a primeira prestação.

Para 2011, a previsão orçamentária de arrecadação com IPVA é de R$ 9,5 bilhões. Em 2010, a arrecadação total foi de R$ 9,3 bilhões.

Da Secretaria da Fazenda