Sistema Cantareira completa 40 anos em atividade

Cinco represas compõem o sistema produtor de água: Jaguari e Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Juqueri

dom, 04/03/2012 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Sistema Cantareira produz 33 mil litros de água por segundo para abastecer cerca de 55% da Região Metropolitana de São Paulo. O complexo foi projetado nos anos 60 para evitar um colapso no fornecimento de água, época em que o tema falta de água não saía dos jornais. No passado conhecido como sistema Juqueri, ele tinha como principal objetivo atender com facilidade a zona norte da cidade, região mais prejudicada com o desabastecimento.

Hoje, cinco represas compõem o sistema produtor de água: Jaguari e Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Juqueri. A Serra da Cantareira é o desnível natural que separa as represas da Estação de tratamento de água. Para transpor esse obstáculo foi construída a Elevatória de Água Santa Inês, considerada o coração do sistema Cantareira, é a responsável por bombear a água das represas para um reservatório intermediário chamado Águas Claras.

Por meio de túneis escavados nas rochas, a água chega na Estação do Guaraú, responsável por tratar a água do sistema. Por gravidade, é distribuída para as Zonas Norte, Central e partes das Zonas Leste e Oeste da capital, bem como os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, além de parte dos municípios de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.

Da Sabesp