Sistema Alto Tietê

Complexo também abastece parte de Mauá, Santo André, Mogi das Cruzes e Guarulhos

dom, 01/07/2007 - 14h17 | Do Portal do Governo

Responsável pelo abastecimento de 3,1 milhões de moradores de bairros da zona leste de São Paulo, o Sistema Alto Tietê inclui os municípios de Suzano, Itaquaquecetuba, Arujá, Ferraz de Vasconcelos e Poá. O complexo também abastece parte de Mauá, Santo André, Mogi das Cruzes e Guarulhos – municípios permissionários que compram água por atacado da Sabesp.

O sistema é formado por um conjunto de barragens com reservatórios interligados destinados ao controle de vazão do Rio Tietê; combate às inundações; abastecimento público da Grande São Paulo; irrigação do cinturão verde de Mogi das Cruzes.  Dele fazem parte os reservatórios Ponte Nova e Paritinga, no município de Salesópolis, e de Jundiaí e Taiaçupeba, em Mogi das Cruzes.

As águas provenientes das represas de Ponte Nova e Paraitinga escoam pelo Rio Tietê. Nas proximidades da foz do Rio Biritiba são parcialmente derivadas para as represas Biritiba, Jundiaí e, finalmente, Taiaçupeba, onde é feita a captação. Essa água in natura, denominada água bruta, é levada, por meio de cinco grupos de bombas com capacidade para transportar 3,2 mil litros por segundo, até a Estação de Tratamento de Taiaçupeba.

Da Agência Imprensa Oficial

C.M.