Sistema Alto Tietê acumula 67,8 milhões de m³ de água em 60 dias

Relatório do dia 3 de fevereiro indica a acumulação de 331,8 milhões de metros cúbicos

qui, 09/02/2012 - 16h00 | Do Portal do Governo

As chuvas que vem atingindo a Região Metropolitana de São Paulo desde a segunda quinzena de janeiro estão contribuindo para aumentar o volume de água nos reservatórios do Sistema Alto Tietê. Operado pelo DAEE, o complexo inclui os reservatórios de Ponte Nova, Paraitinga, Biritiba, Jundiaí e Taiaçupeba, localizados na região de Mogi das Cruzes.

As represas são interligadas por túneis e canais e destinam água para o abastecimento público da Região Metropolitana de São Paulo. A ETA Taiaçupeba, operada pela Sabesp, responde pelo abastecimento de bairros da Zona Leste do município de São Paulo, os municípios de Suzano, Itaquaquecetuba, Arujá, Ferraz de Vasconcelos e Poá; e parte dos municípios de Mogi das Cruzes, Guarulhos, Mauá e Santo André.

O complexo tem capacidade para acumular 519 milhões de metros cúbicos de água. Os sensores fluviométricos (que medem o nível d’água) indicavam dia 1º de dezembro que os reservatórios acumulavam apenas 264 milhões de metros cúbicos (51% do total).

O relatório do dia 3 de fevereiro indica a acumulação de 331,8 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 63,9% da capacidade total. A diferença – 67,8 milhões de metros cúbicos – é praticamente igual à capacidade total de Paraitinga e Biritiba.

Do DAEE