Sistema Alto Tietê acumula 44,3 milhões de m³ de água durante o verão

Complexo tem capacidade para acumular 519 milhões de metros cúbicos de água

dom, 25/03/2012 - 20h10 | Do Portal do Governo

O complexo de reservatórios do Sistema Alto Tietê – Ponte Nova, Paraitinga, Biritiba, Jundiaí e Taiaçupeba – localizados na região de Mogi das Cruzes acumulou um total de 44,3 milhões de m³ de água durante o verão. O sistema é operado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

As represas são interligadas por túneis e canais e destinam água para o abastecimento público da Região Metropolitana de São Paulo. A ETA Taiaçupeba, operada pela SABESP, responde pelo abastecimento de bairros da Zona Leste do município de São Paulo, os municípios de Suzano, Itaquaquecetuba, Arujá, Ferraz de Vasconcelos e Poá; e parte dos municípios de Mogi das Cruzes, Guarulhos, Mauá e Santo André.

O complexo tem capacidade para acumular 519 milhões de m³ de água. Os sensores fluviométricos (que medem o nível d’água) indicavam dia 1º de dezembro que os reservatórios acumulavam 264 milhões de metros cúbicos (51% do total). O relatório do dia 20 de março, início do outono, indica a acumulação de 308,3 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 59,4% da capacidade total.

Do Portal do Governo do Estado