Sistema agiliza a comunicação na agropecuária

Ferramenta agilizará comunicação de diagnósticos entre os órgãos

qua, 11/03/2009 - 12h43 | Do Portal do Governo

O governo do Estado desenvolve, por meio de parceria entre o Centro Paula Souza e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a criação do Sistema de Informação Integrada de Diagnóstico Laboratorial Zoossanitário (Sizoo). A ferramenta deverá tornar mais ágil a comunicação dos diagnósticos entre o Instituto Biológico (IB), a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), ambos da secretaria, o Ministério da Agricultura e outras instituições do setor.

O programa promete acelerar também a tomada de decisões quando forem detectados casos de doenças que atinjam os rebanhos ou mesmo que tragam riscos à saúde humana, como no caso de comprometimento de comércio de carnes, leite e derivados nos mercados interno e externo.

O projeto foi idealizado por Eliana Roxo, pesquisadora do IB. Alunos e professores do curso superior de tecnologia em análise de sistemas e tecnologia da informação, da Faculdade de Tecnologia (Fatec), de Carapicuíba, trabalharão na criação e manutenção do sistema de comunicação via Internet.

Serão três anos de pesquisa e desenvolvimento, financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Ministério da Agricultura, no total de R$ 200 mil.

Do Instituto Biológico