Sintomas da menopausa requerem acompanhamento médico

Todos os incômodos comuns na menopausa estão associados a uma série de mudanças que o corpo da mulher enfrenta nessa fase da vida

seg, 27/08/2018 - 16h29 | Do Portal do Governo

Sônia Rocha tem 55 anos de idade e uma rotina intensa de trabalho. Recentemente, no entanto, teve que interromper as atividades para cuidar de uma anemia. O motivo da doença foi o aumento do fluxo menstrual. Este que é um sintoma da menopausa, porém, não veio sozinho.

“Eu estava sentindo muito calor, calafrios, suor, tinha a impressão de que o cérebro sairia da cabeça. E, do mesmo jeito que vem, vai embora como se nada tivesse acontecido”, declara Sônia.

Todos esses incômodos comuns na menopausa estão associados a uma série de mudanças que o corpo enfrenta nessa fase da vida. Por volta dos 50 anos de idade, a mulher deixa de produzir óvulos mensalmente, os níveis de hormônios sexuais caem bruscamente, a menstruação é interrompida e o período reprodutivo chega ao final.

“Esse é o momento da jornada dessa mulher e não um processo final da vida dela. Esse novo período é tratado com muita cautela e da melhor forma possível”, afirma Paulo Olmos, ginecologista.

Uma das alternativas para aliviar os sintomas é o tratamento com reposição hormonal, mas o especialista destaca também o estilo de vida. “A mulher é um conjunto e não apenas um ovário que não está mais funcionando. Ela precisa ter, assim, uma alimentação balanceada, com dieta pobre em gorduras e rica em vegetais e proteínas, além de atividade física pelo menos três vezes por semana, e acompanhamento psicológico se necessário”, esclarece.