Simulado na estação Imigrantes da Linha 2-Verde do Metrô tem avaliação positiva

O exercício simulado foi iniciado às 10h42, quando a composição 28 partiu da estação Chácara Klabin em direção à estação Imigrantes

qui, 06/12/2007 - 19h59 | Do Portal do Governo

A avaliação do simulado de incêncio e salvamento, realizada na manhã de hoje, dia 6, na estação Imigrantes da Linha 2-Verde foi considerada positiva pelo gerente de Operações do Metrô, Mario Fioratti e também pelo capitão Luiz Cláudio, comandante do II subgrupamento do I Grupamento de Bombeiros da Capital. A ação de salvamento e combate ao fogo no trem foi realizada em sete minutos, das 10h47 às 10h54.

O exercício simulado foi iniciado às 10h42, quando a composição 28 partiu da estação Chácara Klabin em direção à estação Imigrantes. No interior do primeiro vagão, ocupado por cinco figurantes,   o especialista em efeitos especiais colocou em funcionamento o equipamento de gerar fumaça, que em poucos segundos se propagou por todo o salão da composição. Imediatamente, o operador do trem comunicou a ocorrência ao Centro de Controle Operacional (CCO), que desenergizou o trecho assim que a composição alinhou na plataforma da estação Imigrantes, às 10h47.

Na estação Imigrantes, o trabalho de retirada das pessoas foi iniciado   pelos próprios funcionários do Metrô, que são brigadistas treinados para atuar no resgate e salvamento de incêndio. Em seguida, o trabalho de salvamento e resgate das vítimas e combate a “focos de incêndio” foi realizado pelos soldados do Corpo de Bombeiros.

A operação foi concluída às 10h54, com a retirada de todas as “vítimas” e controle dos focos de “fogo e fumaça”. “Operações simuladas como esta   ajudam a manter a habilitação dos nossos empregados e também reforçam a integração dos bombeiros com o nosso sistema”, destaca o gerente Mario Fioratti.

Dia 19 será vez da estação Artur Alvim

No próximo dia 19, o Metrô realizará o quarto e último simulado do ano na estação Artur Alvim, da Linha 3-Vermelha. Este simulado será o 35º do convênio entre o Metrô e o Corpo de Bombeiros, que foi firmado em 1988.

Do Metrô

(M.C.)